Tecnologia

Volvo FMX elétrico tem 666 cv de potência e 250 km de autonomia

Caminhão elétrico da Volvo estreia na Europa com foco em operações severas, como construção civil e mineração

Redação

16 de set, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Volvo FMX elétrico mostra força e tecnologia no canteiro de obras
Volvo FMX elétrico mostra força e tecnologia no canteiro de obras
Crédito:Fotos: Volvo
Volvo FMX elétrico mostra força e tecnologia no canteiro de obras

Após lançar o Volvo FH elétrico, para transportes de longas distâncias, a marca estreia o FMX elétrico. Segundo a Volvo, o novo caminhão visa operações na construção civil e em áreas de mineração, por exemplo. Conforme a fabricante de origem sueca, a novidade chama a atenção inclusive de empresários mais conservadores.

Com potência de 490 kW, equivalentes a 666 cv, o FMX se destaca pelo silêncio, como é de praxe em modelos 100% elétricos. Além disso, tem força suficiente para superar até mesmo modelos com motor a diesel. Afinal, diferentemente dos modelos convencionais, o torque fica disponível instantaneamente.

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Cabine do Volvo FMX elétrico é similar à da versão com motor a diesel - Fotos: Volvo

Capacidade de carga e tecnologia embarcada

Com peso bruto total de 28 toneladas e cinco pacotes de baterias, o peso vazio é de 15.380 kg. Assim, a capacidade de carga útil é inferior a 13 toneladas. Seja como for, para caminhões elétricos a legislação permite duas toneladas extras no eixo dianteiro.


Além disso, o torque imediato de 245 mkgf facilita a condução em qualquer tipo de terreno. Da mesma forma, as câmeras no lugar dos espelhos garantem boa visão do entorno. No entanto, a Volvo mantém os espelhos convencionais de rampa e dianteiro.

Conforme a marca, o sistema elétrico tem desaceleração regenerativa, que aumenta a autonomia e reduz o desgaste dos freios. Além disso, três motores elétricos garantem até 390 kW (523 cv) de potência de frenagem. Como resultado, os freios a disco são acionados apenas quando o caminhão para totalmente.

Desempenho off-road

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O Volvo a bateria ainda pode custar mais que o dobro mesmo na Europa - Fotos: Volvo

No canteiro de obras, o FMX elétrico vai muito bem. Contribuem com isso a tração 6x4 e o bloqueio de diferencial. Dessa forma, a nova opção pode encarar terrenos com baixa aderência sem sustos. Outro ponto positivo é a transmissão I-Shift de 12 velocidades.

Autonomia, modos de condução e conforto

Na estrada, o FMX elétrico pode rodar como um caminhão de 40 toneladas convencional. Para isso, há três opções de modos de condução. A Range foca a autonomia e limita a velocidade a 80 km/h. Por sua vez, a Standard "cobre" a maior parte das operações. Por fim, a Power é para situações que exigem desempenho máximo.


Com cinco baterias, o novo caminhão pode rodar cerca de 250 km entre as recargas. Portanto, isso garante um dia completo de trabalho. Vale dizer que a suspensão pneumática garante conforto sem perder firmeza. No mesmo sentido, a direção adaptável facilita manobras mesmo em operações pesadas. A cabine mantém o conhecido padrão da linha Volvo, com acabamento de alta qualidade.

Desafio do preço e perspectiva de futuro

Seja como for, pesa contra o FMX elétrico o alto preço na comparação com a versão com motor a diesel. Entretanto, isso também é algo comum a qualquer veículo elétrico. Assim como a oferta reduzida de pontos de recarga mesmo na Europa. Ainda não há informações sobre a vinda do modelo ao Brasil.

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