Notícias

Em menos de dois anos, BYD atinge 10 mil unidades do caminhão elétrico eT5

Lançado na China em 2024, caminhão elétrico leve d BYD superou as 10.000 unidades produzidas; modelo é vendido no Brasil

Thiago Vinholes

08 de set, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

BYD, eT5, caminhão elétrico leve,
BYD eT5 estrou na China a menos de dois anos
Crédito:BYD/Divulgação

A BYD alcançou neste mês a produção do 10.000º caminhão leve elétrico eT5 em sua fábrica de Huai’an, na China. A montadora atingiu esse volume em menos de dois anos após lançar o modelo, em janeiro de 2024.

O eT5 é a versão totalmente elétrica do T5, caminhão leve com motorização híbrida plug-in que estreou no mercado chinês em 2023. De acordo com a BYD, o modelo com bateria de 132,51 kWh oferecido na China tem alcance de até 400 quilômetros. Além disso, o veículo pode repor de 30% a 30% de energia em cerca de 15 minutos por meio de carregadores rápido.

Segundo Tian Chunlong, Gerente Geral da BYD Veículos Comerciais, os caminhões elétricos leves desempenham, atualmente, um papel importante na logística urbana. “Isso prova que a indústria de veículos comerciais de nova energia da China está ganhando escala. O eT5 suporta diversas aplicações, desde entregas urbanas até o transporte em cadeia fria”, disse o executivo.

BYD eT5 no Brasil

BYD, eT5, caminhão elétrico leve,
O eT5 vendido no Brasil tem alcance de 185 quilômetros - BYD/Divulgação

A BYD lançou o eT5 no Brasil poucos meses após a estreia do modelo na China, em março de 2024. No País, o caminhão elétrico leve é oferecido com o nome eT5 7.200. De acordo com dados da marca, o veículo à venda no mercado nacional tem PBT de 6,7 toneladas, incluindo a carga líquida de 3,9 t.


O caminhão elétrico leve da BYD à venda no mercado nacional possui bateria de 99 kWh, que rende uma autonomia de até 185 quilômetros, conforme o ciclo chinês CLTC. O veículo conta ainda com um motor elétrico no eixo traseiro que entrega 197 cv de potência e 33 mkgf de torque, além de transmissão automática e sistema de freios regenerativos. No Brasil, o veículo tem preço sugerido em R$ 589 mil.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião