Mercado

Mercedes-Benz 1017 volta para os leves e desbanca Volkswagen 9.180

Fenabrave adequa Mercedes-Benz Accelo 1017 para o segmento de leves, com isso Volkswagen perde a liderança nas vendas

Andrea Ramos

08 de set, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz 1017 volta para os leves e desbanca Volkswagen 9.180
ACCELO 1017 (11)
Crédito:Fotos: Mercedes-Benz
Mercedes-Benz 1017 volta para os leves e desbanca Volkswagen 9.180

O mercado brasileiro de caminhões leves ganhou um novo líder em 2025. A Mercedes-Benz superou a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Dessa forma, agora domina o segmento com o Accelo 1017. O modelo acumulou 2.607 unidades licenciadas até agosto e garantiu 42,7% de participação, deixando para trás o VW Delivery 9.180, que somou 1.422 unidades no mesmo período.

Accelo 1017 sobe e redefine a categoria

O sucesso do Accelo 1017 não veio por acaso nos leves. Antes classificado como médio, o caminhão migrou para a categoria de leves por conta do PBT de 9,6 toneladas, que se enquadra na faixa de 7 a 10 toneladas. Essa mudança ampliou sua competitividade, já que o modelo passou a disputar diretamente o espaço mais volumoso do mercado.

Conforme a Fenabrave houve realinhamento, em conformidade também com a Anfavea. “Nesse caso específico, mesmo o Accelo tendo a nomenclatura 1017, a tonelagem é realmente de 9,6 t. Assim, foi necessária a adequação em virtude do PBT e não da nomenclatura do modelo”.

VEJA MAIS:

Com motor de 163 cv e torque de 62,2 mkgf o Accelo 1017 oferece diversas opções de distância entre os eixos: 3.100 mm, 3.900 mm e 4.400 mm, o que garante versatilidade para diferentes aplicações logísticas. Como resultado, o modelo se consolidou como o mais vendido no segmento leve em 2025.


Política de preços mantém o Accelo 1017 no jogo enquanto o 917 emplaca

Mercedes-Benz 1017 volta para os leves e desbanca Volkswagen 9.180
O Novo Accelo 917 chega com cabine mais moderna e chassi mais robusto - Fotos: Mercedes-Benz

Enquanto o 1017 avança, o Accelo 917 ainda busca espaço entre os líderes. Até agosto, o modelo ocupou a sexta posição com 69 unidades vendidas no mês e 195 no acumulado. A Mercedes-Benz, no entanto, adotou uma estratégia de preços mais agressiva para sustentar a presença do 1017 enquanto o Novo 917 escala nas vendas.

Esse movimento mostra que a marca de São Bernardo do Campo trabalha para esgotar o ciclo da linha mais antiga. Embora esteja atrás no ranking, o 917 é importante para manter a cobertura da Mercedes-Benz em todas as faixas de demanda. Ou seja, quem procura por um caminhão mais moderno. Todavia, frente ao 1017, o Accelo 917 tem 9,1 toneladas de PBT

Ranking: caminhões leves mais vendidos de agosto e no acumulado de 2025

  1. Mercedes-Benz Accelo 1017 – 184 (2.607)
  2. VW 9.180 – 145 (1.422)
  3. Mercedes-Benz Accelo 817 – 80 (737)
  4. Iveco Tector 9-190 – 42 (292)
  5. Iveco Daily 65-170 – 31 (216)
  6. Mercedes-Benz Accelo 917 – 69 (195)
  7. Foton Aumark S 715 – 20 (143)
  8. VW 6.170 – 18 (87)
  9. Foton Aumark S 916 – 14 (71)
  10. JAC IEV1200T – 2 (69)

*Fonte: Fenabrave

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião