A JAC Caminhões, divisão da fabricante chinesa de veículos, vai assumir as operações no Brasil. Atualmente, a empresa é representada no País pelo Grupo SHC. De a acordo com informações da companhia, a SHC "continua com a exclusividade em importações e vendas de carros de passeio e comerciais 100% elétricos, como vans, utilitários e caminhões, além de picapes elétricas e a diesel" no mercado brasileiro. Em outras palavras, o foco da JAC Caminhões serão modelos com motor a diesel.
Segundo a JAC Caminhões, sua primeira ação prática no Brasil será a participação no 33º Congresso Fenabrave. Ou seja, evento que reúne as associações de concessionárias do País no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista, de 26 a 28 de agosto. Conforme a empresa, o objetivo é estabelecer contato com grandes grupos empresariais para formar sua futura rede de concessionárias no País.
VEJA MAIS:
- Librelato inaugira fábrica em Guarulhos (SP) e projeta 2 mil implementos por ano
- Mercedes-Benz Axor Euro 5 x Euro 6: o que muda no pesado de entrada
- Venda de caminhões e ônibus elétricos avança e gás ganha espaço
De acordo com a JAC Motors, a pareceria com o Grupo SHC foi iniciada em 2011. Como resultado, a marca detém 50% dos emplacamentos de vans elétricas e 50% de caminhões elétricos no mercado brasileiro. Assim, não há informações se (e quando) a empresa chinesa poderia assumir toda a operação no País, incluindo a importação e venda de veículos eletrificados.
Operação independente e foco em caminhões a diesel

Seja como for, o plano da JAC Caminhões é iniciar a importação de modelos com motor a diesel em versões leves, médias e pesadas. Assim, a marca pretende oferecer caminhões com capacidade entre 9 e 25 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Ou seja, a companhia pretende fortalecer sua atuação em um mercado que deve superar 100 mil unidades vendidas ao longo de 2025.
Expansão global e nova fase no Brasil
Segundo a JAC Motors, suas operações somam 27 unidades de produção nos cinco continentes. Além disso, a companhia informa que é a maior exportadora de caminhões leves da China. Portanto, assumir a operação de caminhões a diesel no Brasil faz parte de uma ampla estratégia de expansão global. Mais detalhes devem ser divulgados em breve.