A Viação Pioneira, de Brasília (DF), anunciou a renovação de sua frota com 444 ônibus Mercedes-Benz OF 1721. Do total, 207 unidades serão entregues neste ano e as restantes chegarão em 2026. Todos os chassis contarão com carrocerias Torino, da Marcopolo.
- VEJA MAIS:
- Sudeste lidera roubos de cargas em 2025, mas tem queda nas ocorrências
- Futuro das vans das Mercedes-Benz é elétrico, aponta diretora da marca
- Toyota registra Hilux Stout no Brasil, mas mantém lançamento em espera
“Temos cerca de 740 ônibus em operação na nossa frota 100% Mercedes-Benz, a maioria OF 1721, juntamente com modelos como o micro LO 916 e O 500 U, M e articulados”, afirma Fernando Eloia, diretor administrativo da Viação Pioneira.
Ainda de acordo com Eloia, a renovação da frota traz ganhos para todos os envolvidos no sistema de transporte coletivo. “Veículos novos e bem cuidados projetam uma imagem de modernidade, responsabilidade e preocupação com a qualidade do serviço prestado à população, o que pode atrair e reter passageiros”, afirma.
Os novos ônibus da Viação Pioneiro ainda possuem recursos de acessibilidade, como plataformas elevatórias e rampas para cadeirantes, espaços para cães-guia e assentos preferencias para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Atualmente, a operadora é responsável pela Bacia 2, que atende regiões como Gama, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá, transportando cerca de 350 mil passageiros diariamente.
Mercedes-Benz OF 1721
A Mercedes-Benz informa que o chassi OF 1721 pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento. Além disso, a marca oferece o modelo com suspensão metálica ou pneumática. Dessa forma, o fabricante indica o uso do veículo em operações de transporte urbano ou de fretamentos. O PBT é de até 17 toneladas.

O modelo vem equipado com o motor OM-924 LA, compatível com a norma Proconve P8 (Euro 6), que gera 208 cv de potência e 79,54 mkgf de torque. A transmissão é manual de seis marchas.
“O OF 1721 se destaca pela compatibilidade ambiental dos motores com tecnologia BlueTec 6, que reduzem drasticamente as emissões de poluentes como óxidos de nitrogênio e material particulado”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.