Notícias

Com próprio abastecimento de biometano, Jomed vai comprar mais Scania

Pioneira no uso de caminhões a gás no Brasil, transportadora Jomed investe em infraestrutura interna para aumentar a frota de caminhões nos próximos 12 meses

Andrea Ramos

18 de ago, 2025 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

Com abastecimento próprio de biometano, Jomed vai comprar mais Scania
PHOTO-2025-08-15-21-26-00 (1)
Crédito:Fotos: Andrea Ramos/Estradão
Com abastecimento próprio de biometano, Jomed vai comprar mais Scania

Com seu primeiro ponto de abastecimento de biometano, a Jomed Transportes garante mais agilidade no reabastecimento, elimina gargalos e abre espaço para a ampliação da frota a gás. Nesse sentido, a transportadora projeta comprar mais 31 caminhões com a tecnologia nos próximos 12 meses.

Todavia, vale lembrar que a Jomed é pioneira na compra de caminhões Scania a gás no País, ao adquirir o primeiro caminhão em 2019. Desde então, a transportadora expandiu a frota para 19 veículos movidos a gás. E estabeleceu metas ambiciosas de substituir gradativamente os caminhões a diesel. Ou seja, até 2030, a companhia tem planos de ter 50% da frota com modelos de motorização a gás. Hoje a frota total é composta por 350 veículos próprios.

VEJA MAIS:

Ponto de abastecimento próprios traz mais eficiência e economia

O novo ponto de abastecimento foi concebido em parceria com a Ultragaz e já está em funcionamento há cerca de 15 dias, em sua sede em São Paulo. Segundo o gerente de sustentabilidade da Jomed, Carlos Ferreira, o investimento, não revelado, vai se pagar em seis anos.

Porém, as vantagens da nova infraestrutura já são percebidas. No que se refere ao tempo, antes, o reabastecimento em postos externos levava em média de 45 a 50 minutos por caminhão. Com o novo sistema interno, o processo caiu para 14 minutos. E, em alguns casos, apenas oito minutos, abastecendo até 280 m³ de biometano por ciclo. Essa redução significa ganho de produtividade, menor tempo de veículo parado e mais disponibilidade para as operações.


Com abastecimento próprio de biometano, Jomed vai comprar mais Scania
O ponto de abastecimento da Jomed é capaz de abastecer 50 caminhões por dia - Fotos: Andrea Ramos/Estradão

Além disso, conforme Ferreira, com a nova infraestrutura, a Jomed estima cortar custos logísticos e aumentar a previsibilidade das rotas. Afinal, a empresa não depende mais exclusivamente de postos externos de abastecimento. Do mesmo modo, a transportadora passa a ter controle total sobre a origem do combustível e o volume abastecido. Assim, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

O combustível é transportado em carretas de alta capacidade, entre 6.500 e 12.000 m³, lacradas para garantir rastreabilidade e evitar misturas ou fraudes. Segundo a Ultragaz, essa logística atende ao conceito de “transição energética justa”, com controle total da origem ao consumo.

Dessa forma, a tecnologia usada dispensa compressores, permitindo maior volume de gás nos cilindros e autonomia ampliada. Com a infraestrutura atual, a empresa já realiza rotas 100% a biometano na Grande São Paulo. Nas rotas longas, combina o uso de biometano com GNV.

Parceria estratégica

O biometano utilizado, fornecido pela Ultragaz, vem do aterro de Caieiras (SP) e é obtido a partir de resíduos orgânicos, seguindo um processo de purificação para atender às normas da ANP. Por ser uma emissão biogênica, o carbono liberado já fazia parte do ciclo natural. Assim, permite redução de até 95% nas emissões de CO₂ em comparação com o diesel.


Gerente de vendas da Scania operações comerciais, Daniel Bandeira, diz que a infraestrutura própria consolida a maturidade da tecnologia no Brasil. “Hoje o veículo a gás entrega a mesma produtividade de um diesel, com impacto ambiental muito menor”.

Com abastecimento próprio de biometano, Jomed vai comprar mais Scania
Cada abastecimento leva em média 14 minutos - Fotos: Andrea Ramos/Estradão

Vale lembrar que desde 2019 até agora, a fabricante já vendeu 1.500 caminhões a gás. E deve encerrar 2025 com 2 mil unidades emplacadas.

Seja como for, o portfólio da Scania inclui as linhas P, G e R, com motores a gás de 280, 340, 420 e 460 cv e autonomia de até 650 km. Alterações na legislação também aumentaram a capacidade de carga em 1 t, tornando a operação mais competitiva.

Apoio e evolução tecnológica

Embora a Jomed seja pioneira na compra de caminhão a gás no Brasil, a Reiter Log opera com quatro pontos privados de abastecimento de biometano desde fevereiro de 2024. Esse movimento conjunto indica que a infraestrutura para combustíveis limpos começa a ganhar escala no transporte pesado.


Nesse sentido, o diretor de cases renováveis da Ultragaz, Erik Trench diz que algumas transportadoras estão procurando a empresa para montar infraestrutura própria de abastecimento. “Temos casos de empresas que querem montar um ponto de abastecimento de biometano para abastecer os caminhões, bem como para uso do combustível nos seus processos industriais. Ou seja, usando uma única central de abastecimento”, explica.

Diferencial da emissão biogênica

O biometano oferece uma vantagem significativa sobre combustíveis fósseis porque sua emissão é biogênica. Ou seja, isso significa que o carbono emitido já fazia parte do ciclo natural proveniente de resíduos orgânicos e dejetos animais. E não aumenta o estoque total de CO₂ na atmosfera.

Na prática, enquanto o diesel adiciona carbono fóssil ao ar, o biometano apenas recicla o carbono existente. Esse processo possibilita uma redução conservadora de 90% nas emissões de gases de efeito estufa, podendo chegar a 95%.

Expansão e metas

Assim, a Jomed planeja instalar pontos de abastecimento em todas as filiais nos próximos anos. Em 2027, a empresa vai inaugurar a infraestrutura em Cariacica (ES), região que faz parte da rota diária da empresa. Depois, é a vez da filial de Itajaí (SC).

Deixe sua opinião