Notícias

Ônibus elétricos articulados e biarticulados; conheça os modelos

Setor aposta em ônibus da BYD, Higer, Mercedes-Benz e Volvo; único biarticulado elétrico do País é da Volvo e Mercedes-Benz lança articulado em 2026

Andrea Ramos

14 de ago, 2025 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Ônibus elétricos articulados e biarticulados ganham espaço no transporte coletivo
Volvo_BZRT-verde-2-TRATADA
Crédito:Fotos: Volvo
Ônibus elétricos articulados e biarticulados ganham espaço no transporte coletivo

O setor de transporte coletivo urbano começa a receber reforços importantes para reduzir a emissão de poluentes no Brasil. Atualmente, quatro marcas - BYD, Higer, Mercedes-Benz e Volvo têm ônibus elétricos articulados prontos ou em fase de testes para atender sistemas de alta capacidade, como BRTs, sigla em inglês de Transporte Rápido por Ônibus. Porém, apenas a Volvo oferece uma versão biarticulada elétrica. Vale lembrar que a Mercedes-Benz lançará seu primeiro articulado elétrico no País em 2026.

VEJA MAIS:

Volvo estreia biarticulado elétrico no mundo em Goiânia

Seja como for, Goiânia vai ser a primeira cidade do mundo a ter uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos em serviço regular. A iniciativa é resultado da parceria da Volvo com a GreenMob Capital, que viabilizou a compra de 21 chassis do modelo BZRT. Segundo a empresa, são 16 articulados e cinco biarticulados feitos na fábrica da marca sueca em Curitiba.

Ônibus elétricos articulados e biarticulados ganham espaço no transporte coletivo
Novos biarticulados da Volvo já estão sendo produzidos e serão entregues em novembro; Fotos: Volvo

Nesse sentido, as primeiras unidades do biarticulado já estão prontas. Conforme informações da Volvo reveladas ao Estradão, a entrega do lote está programada para novembro. Os ônibus vão circular no serviço de BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Em seguida, também vão operar o BRT Norte-Sul. Com zero emissões e baixo nível de ruído, os ônibus biarticulados podem transportar até 250 passageiros. Para comparação, um modelo articulado leva até 180 pessoas.


Mercedes-Benz prepara articulado elétrico para 2026

Apresentado na LatBus 2024, o Mercedes-Benz eO500UA está em fase de desenvolvimento e testes no Brasil e na Alemanha. De acordo com a fabricante, o modelo tem 18 metros de comprimento e piso baixo. Além disso, é equipado com motor elétrico central CeTrax2 CX332 e baterias NMC3 que garantem autonomia de até 300 km ao transportar 120 passageiros.

O novo ônibus elétrico vai ser produzido na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. Segundo a marca, a meta também é exportar o modelo para outros mercados da América Latina. Todavia, a fabricante informa que a viabilidade da operação de ônibus elétricos depende de fatores como infraestrutura de recarga, linhas de crédito para financiamento e políticas públicas adequadas.

Ônibus elétricos articulados e biarticulados ganham espaço no transporte coletivo
O ônibbus eO500UA é baseado no irmão eO500U Padron - Fotos: Mercedes-Benz

Seja como for, apesar de o eO500UA ainda não estar pronto, a Mercedes-Benz já negociou mais de 100 unidades do veículo. E todos a empresas de transporte urbano da cidade de São Paulo. Porém, os valores estimados ainda não foram divulgados.

BYD oferece duas opções de articulados elétricos

A BYD atua com dois modelos de piso alto e baixo, destinados a operações de BRT e transporte urbano de grande fluxo. Dessa forma, dispõe do D11A, de piso alto e 23 metros, e do D11B, de piso baixo e 22 metros. Os veículos utilizam motores elétricos integrados nas rodas, suspensão pneumática e freios regenerativos. Ambos têm autonomia de até 250 km e capacidade para transporte de passageiros em larga escala, com operação silenciosa e livre de emissões.


Ônibus elétricos articulados e biarticulados ganham espaço no transporte coletivo
Os modelos articulados elétricos da BYD já rodam por importantes cidades do País - Fotos: BYD

Higer aposta no Azure A18BR com autonomia de 270 km

Por fim, o Azure A18BR, da Higer, é um articulado de piso baixo total, 18,7 metros de comprimento e capacidade para 131 passageiros. Equipado com motor DANA TM4 de 258 kW, oferece até 30% de regeneração de energia e recarga completa em até 3,5 horas.

Todavia, como diferencial, o modelo prioriza acessibilidade. Assim, entrega conforto e conectividade, com portas duplas, rampa de acesso, ar-condicionado, Wi-Fi e entradas USB em todos os assentos.

Ônibus elétricos articulados e biarticulados ganham espaço no transporte coletivo
Higer avança presença no mercado de ônibus elétricos e aposta na tecnologia embarcada - Fotos: TEVX Higer

Ficha técnica dos ônibus elétricos articulados e biarticulados no Brasil

ModeloTipoMotorizaçãoAutonomiaCapacidade de passageiros
Volvo BZRT ArticuladoArticulado2 motores elétricos de 200 kW (400 kW totais)até 300 km180
Volvo BZRT BiarticuladoBiarticulado2 motores elétricos de 200 kW (400 kW totais)até 300 km250
Mercedes-Benz eO500UAArticuladoMotor central CeTrax2 CX332 (544 cv)até 300 km120
BYD D11AArticuladoMotor elétrico BYD 2912TZ-XY-A integrado nos eixosaté 250 kmn/d
BYD D11BArticuladoMotor elétrico BYD 2912TZ-XY-A integrado nos eixosaté 250 kmn/d
Higer Azure A18BRArticuladoMotor DANA TM4 (258 kW)270 km131
Fonte: BYD/Higer/Mercedes-Benz e Volvo

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião