A Cummins confirmou que o lançamento do novo motor a diesel X15 ficará para o fim de 2026. A previsão inicial era apresentá-lo no início do mesmo ano, mas a empresa decidiu adiar o cronograma em cerca de seis meses. Segundo a fabricante, o motivo é a instabilidade na regulamentação de emissões nos EUA, que afeta o planejamento dos fabricantes de caminhões e veículos pesados no país.
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De acordo com Jennifer Rumsey, presidente e CEO da Cummins, a indefinição sobre as regras de emissões poluentes, somada às tarifas comerciais, criou um cenário de cautela nos EUA. “Embora fosse um produto mais eficiente, que acreditávamos poder agregar valor aos clientes, a demanda gerava preocupação”, afirmou a executiva ao CCJ.
Além disso, Jennifer acrescentou que as vendas de caminhões médios e pesados na América do Norte devem cair de 25% a 30% em relação ao segundo trimestre. Segundo a presidente da Cummins, os pedidos de caminhões nos EUA atingiram os menores patamares dos últimos anos e fornecedores do setor já adotaram jornadas de trabalho reduzidas.
Disputas sobre regulamentação de emissões nos EUA
O adiamento do novo motor Cummins X15 ocorre em meio a mudanças significativas nas normas ambientais norte-americanas. No fim de julho, o governo Trump propôs revogar o programa Endangerment Finding, que desde 2009 autoriza regulamentar seis gases de efeito estufa. A revogação eliminaria as regras da Agência de Proteção Ambiental (EPA) para veículos pesados, inclusive os padrões estabelecidos em 2011, bem como aqueles previstos para 2027.
Em maio, o Congresso aprovou a revogação dos padrões de emissões do Conselho de Recursos Atmosféricos da Califórnia (CARB). A medida, já sancionada por Donald Trump, está sendo contestada judicialmente no estado. Paralelamente, a EPA considera revisar partes do Plano de Caminhões Limpos da era Biden, que definiu limites de NOx mais rigorosos para motores de caminhão.
Novo motor da Cummins segue em desenvolvimento
Apesar do adiamento da estreia do novo motor a diesel X15, a Cummins informou que continuará desenvolvendo a plataforma de 15 litros. O modelo integra a família HELM de motores da Cummins, que inclui ainda o X15 movido a gás natural e o X15H a hidrogênio. A previsão é que todos atendam à regulamentação norte-americana de 2027, ainda indefinida.
Conforme dados da fabricante, o X15 é projetado para gerar até 605 cavalos de potência e 283,42 mkgf de torque, com ganhos em eficiência de combustível e menores emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a fabricante também prevê integrar o motor com sistemas de transmissão Eaton Cummins e eixos Cummins-Meritor, reforçando a aplicação do produto em caminhões pesados.