A implementadora MAT Equipamentos para Gases, com sede em Jundiaí (SP), aumentou a produção de carretas destinadas ao transporte de gás natural e biometano. De acordo com a empresa, o aumento no ritmo de fabricação desses implementos acompanha o avanço do mercado de biometano no Brasil.
- VEJA MAIS:
- GWM inicia testes com o primeiro caminhão a hidrogênio no Brasil
- Venda de caminhões cai 3,85% em 2025, mas médios e semipesados vão bem
- Caminhões autônomos passam a operar à noite nos EUA
Segundo o fabricante, o transporte rodoviário de gás por carretas é necessário devido à baixa capilaridade da rede gasodutos no País. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) citados pela MAT, apenas 7% do território brasileiro possui cobertura de gás.
Produção e capacidade das carretas de biometano
Desde 2017, a MAT entregou cerca de 150 carretas para transporte de gás natural e biometano, além de mais de 100 módulos de armazenamento. Em 2024, a implementadora vendeu 27 unidades e a expectativa para 2025 é entregar mais de 30 produtos. A fabricante do interior de São Paulo também produz os cilindros que armazenam o gás.
Conforme dados da empresa, cada carreta tem capacidade para transportar até 172 cilindros, que armazenam aproximadamente 7.912 metros cúbicos de gás. Além disso, os módulos com os cilindros são e customizáveis para atender diferentes demandas de configuração. Os conjuntos oferecidos pela MAT estão disponíveis em versões com dois, três e quatro eixos.