A Volvo apresentou o chassi elétrico BZRLE, voltado para operações urbanas que exigem piso baixo. Ou seja, em frotas que atendem operações de São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre.
Dessa forma, com o lançamento, a fabricante amplia a oferta de ônibus a bateria no País e passa a dispor de modelos padron, piso baixo, articulado e biarticulado. Seja como for, o novo BZRLE será o principal destaque da marca no seminário da NTU, que acontece nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília.
VEJA MAIS:
- Volkswagen Delivery celebra 20 anos com mais de 200 mil vendas
- Venda de caminhões leves em 2025: Mercedes-Benz Accelo 917 é destaque
- Venda de caminhões cai 3,85% em 2025, mas médios e semipesados vão bem
Portfólio mais completo do mercado
Com zero emissões e operação silenciosa, o BZRLE chega para ampliar a cobertura da Volvo em elétricos urbanos. Segundo o head de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina, Alexandre Selski, algumas cidades demandam piso baixo para agilizar o embarque e desembarque de passageiros. “Com essa configuração, temos o portfólio mais amplo da indústria de ônibus elétricos no Brasil”, afirma.
Dessa forma, a linha agora inclui os modelos BZL, BZR, BZRLE, BZRT articulado e BZRT biarticulado. Assim, a Volvo consegue atender desde linhas urbanas convencionais até corredores de alta capacidade. Oferecendo soluções para diferentes realidades do transporte público.

Plataforma já validada no mercado
O BZRLE utiliza a mesma plataforma dos ônibus Volvo a diesel. O chassi, os freios e os eixos seguem o padrão já conhecido pelos operadores. Assim, simplifica treinamentos e manutenção.
O modelo traz configuração de tração 4×2, permite carrocerias de até 13,5 metros e capacidade para transportar até 90 passageiros. Além disso, pode receber um ou dois motores de 200 kW cada, somando até 400 kW (540 cv).
Todos os componentes, inclusive as baterias, ficam sob o assoalho. Dessa forma, libera espaço interno e permite que a carroceria seja totalmente envidraçada. Outro ponto positivo é a flexibilidade para instalar portas no lado direito ou esquerdo, conforme a necessidade de cada sistema urbano.
Autonomia e carregamento rápido
O BZRLE opera com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada, garantindo autonomia de até 300 km. O sistema de recarga com tomada CCS2 suporta até 250 kWh, permitindo carregamento completo em aproximadamente uma hora. Dessa forma, as empresas mantêm alta disponibilidade da frota, mesmo em operações intensas.
A combinação da caixa automatizada de duas velocidades com os motores elétricos assegura até 35% de regeneração de energia nas frenagens. O compressor de ar de última geração reduz significativamente os ruídos internos, melhorando o conforto a bordo.
Tecnologia e segurança
O chassi adota direção eletro-hidráulica e pode receber, como opcional, o sistema Volvo Dynamic Steering (VDS). Ou seja, trata-se de uma tecnologia que aumenta a precisão, a segurança e o conforto na condução, especialmente em manobras e trajetos urbanos.
Em alinhamento com a visão Zero Acidentes da marca, o BZRLE sai de fábrica preparado para operar com o sistema de Zonas de Segurança. Sistema que reduz automaticamente a velocidade em áreas críticas, como proximidades de escolas, hospitais e terminais.