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Axor 2545 ou Constellation 25.480? Caminhões 6x2 mostram diferenças

Mercedes-Benz Axor e Volkswagen Constellation 6x2 são caminhões que duelam em força, preço e tecnologia nos trechos rodoviários

Andrea Ramos

08 de ago, 2025 · 8 minutos de leitura.

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Axor 2545 ou Constellation 25.480? As diferenças entre os extrapesados 6x2
Axor 2545 ou Constellation 25.480? As diferenças entre os extrapesados 6x2
Crédito:Fotos: MB/VWCO
Axor 2545 ou Constellation 25.480? As diferenças entre os extrapesados 6x2

Novo Mercedes-Benz Axor 2545 chega para enfrentar o Volkswagen Constellation 25.480 com foco em eficiência, tecnologia embarcada e capacidade de tração. Ambos os caminhões com tração 6x2, disputam o mercado de longas distâncias com preços próximos: R$ 763 mil para o Axor e R$ 720 mil para o Constellation.

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Potência e torque: motor MAN e Mercedes em duelo

Os dois caminhões são equipados com motores de seis cilindros e cerca de 13 litros de capacidade. Mas o desempenho é ligeiramente superior no modelo da Volkswagen. O Constellation 25.480 traz o motor MAN D26 de 12,4 litros, com potência de 475 cv a 1.800 rpm e torque máximo de 245 mkgf entre 930 e 1.350 rpm. Já o Axor 2545 utiliza o motor Mercedes-Benz OM 460 LA, de 12,8 litros, que entrega 449 cv a 1.600 rpm e torque de 244,5 mkgf a 1.100 rpm.

Apesar da diferença, o Axor foca em equilíbrio entre força e consumo, o que pode pesar na escolha de transportadoras que priorizam economia operacional. Mas o VW leva vantagem em rampas, com maior capacidade de partida e subida com PBT.

Axor 2545 ou Constellation 25.480? As diferenças entre os extrapesados 6x2
Volkswagen Constellation tem mais potência, mas o torque é quase equivalente ao do competidor - Fotos: VWCO

Transmissão e desempenho: automatizados em alta

Ambos os modelos vêm com câmbio automatizado de 12 marchas. O Axor oferece a transmissão PowerShift 3 MB G 291 ou MB G 340, com diferentes relações dependendo da aplicação. O Constellation utiliza a caixa ZF 12TX 2624 TD, a Traxon que também tem 12 marchas e duas ré. A embreagem, nos dois casos, é monodisco de 430 mm.

O VW leva vantagem na velocidade final, atingindo até 128 km/h, ante 120 km/h do Axor (limitado eletronicamente). Porém, essa diferença pode ser irrelevante na prática, considerando as limitações legais de velocidade para veículos pesados nas estradas.

Capacidade de carga e tração: Mercedes mais técnico, VW mais robusto

Enquanto o Axor entrega um CMT de até 68 toneladas, o Constellation supera esse número com 70 toneladas. Já o PBTC homologado do Axor chega a 62 t, contra 58,5 t do VW. O que mostra que a Mercedes-Benz aposta em diferentes configurações técnicas conforme a aplicação.

No entanto, o VW oferece maior capacidade de carga útil combinada com a carroceria 49.665 kg contra 21.109 kg do Axor. Isso se explica pela configuração específica da suspensão. Com destaque para o balancim traseiro do Constellation. Ou seja, ideal para operações com maior tração e estabilidade em carga.

Suspensão, freios e eletrônica: ambos completos

Axor 2545 ou Constellation 25.480? As diferenças entre os extrapesados 6x2
Axorf conta com CMT superior frente ao concorrente, de 62 t - Fotos: Mercedes-Benz

Os dois modelos contam com suspensão dianteira parabólica com amortecedores e barra estabilizadora. A traseira do Axor também é parabólica. Enquanto a do VW adota molas semi-elípticas em tandem, voltadas para suportar mais carga.

Nos freios, ambos usam tambor nas rodas e contam com assistentes eletrônicos como ABS, ESC, controle de tração e auxílio de partida em rampa. O Axor ainda oferece, como opcional, retarder Voith R115V para frenagens adicionais. Enquanto o Constellation aposta no EVB (Exhaust Valve Brake).

Consumo e autonomia: tanques maiores no VW

O Constellation 25.480 sai de fábrica com dois tanques de 470 litros, totalizando 940 litros de diesel, além de 100 litros de Arla 32. No Axor, a capacidade é de 410 litros, podendo chegar a 730 litros com tanque adicional. Em trajetos longos, isso dá ao VW maior autonomia, um ponto importante para frotistas com rotas acima de 1.000 km.

Conforto e cabine: foco no motorista

Ambos oferecem cabines leito teto alto, com bom isolamento térmico e acústico. O Axor pode vir com painel digital de 10” e central multimídia no pacote Highline. Enquanto o VW aposta também no painelde instrumentos 100% digital com80 funcionalidades. Os dois modelos contam com sistema de orientação para o modo mais eficiente de condução. Além disso, dispõem de série de climatizador, ar-condicionado e suspensão pneumática na cabine.

Preço e custo-benefício

Embora o Axor custe cerca de R$ 43 mil a mais (R$ 763 mil contra R$ 720 mil do Constellation), ele oferece maior flexibilidade de CMT com diferentes transmissões e eixos. Já o VW se destaca pela força bruta, maior autonomia e excelente capacidade de carga útil.


Dessa forma, se a necessidade é robustez e carga, o VW Constellation 25.480 entrega números impressionantes. Contudo, para operações que exigem equilíbrio entre desempenho e conforto, o Mercedes-Benz Axor 2545 se mostra uma alternativa refinada e flexível. Em outras palavras, a escolha dos caminhões depende do tipo de aplicação, da malha rodoviária e da estratégia da frota.

Ficha técnica comparativa

EspecificaçãoMercedes-Benz Axor 2545 6x2VW Constellation 25.480 6x2
Preço aproximadoR$ 763 milR$ 720 mil
MotorOM 460 LA – 12,8 LMAN D26 – 12,4 L
Potência máxima449 cv @ 1.600 rpm475 cv @ 1.800 rpm
Torque máximo2.200 Nm @ 1.100 rpm2.400 Nm @ 930–1.350 rpm
TransmissãoMB PowerShift 3 – 12 marchasZF 12TX 2624 TD – 12 marchas
Eixo traseiroMB R440 ou R300PMeritor MS 13-180 HD
Relação de eixo2,85 / 2,73 / 3,08 / 4,332,85 ou 3,08
PBTC homologado62.000 kg58.500 kg
CMT68.000 kg70.000 kg
Capacidade carga útil + carroceria21.109 kg49.665 kg
Velocidade máxima120 km/h128 km/h
Capacidade de rampa (PBT)30%–33%36%–39%
Volume total de combustívelAté 730 litros940 litros
Tanque Arla 3290 litros100 litros
Freio auxiliarTop Brake + Retarder (opcional)Freio EVB
Eletrônica de segurançaABS, ASR, ESC, EBD, ESS, Hill HolderABS, EBS, ATC, HSA, ESC
Suspensão traseiraParabólicaTandem com molas semi-elípticas
Fonte: VWCO/Mercedes-Benz

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