Novo Mercedes-Benz Axor 2545 chega para enfrentar o Volkswagen Constellation 25.480 com foco em eficiência, tecnologia embarcada e capacidade de tração. Ambos os caminhões com tração 6x2, disputam o mercado de longas distâncias com preços próximos: R$ 763 mil para o Axor e R$ 720 mil para o Constellation.
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Potência e torque: motor MAN e Mercedes em duelo
Os dois caminhões são equipados com motores de seis cilindros e cerca de 13 litros de capacidade. Mas o desempenho é ligeiramente superior no modelo da Volkswagen. O Constellation 25.480 traz o motor MAN D26 de 12,4 litros, com potência de 475 cv a 1.800 rpm e torque máximo de 245 mkgf entre 930 e 1.350 rpm. Já o Axor 2545 utiliza o motor Mercedes-Benz OM 460 LA, de 12,8 litros, que entrega 449 cv a 1.600 rpm e torque de 244,5 mkgf a 1.100 rpm.
Apesar da diferença, o Axor foca em equilíbrio entre força e consumo, o que pode pesar na escolha de transportadoras que priorizam economia operacional. Mas o VW leva vantagem em rampas, com maior capacidade de partida e subida com PBT.

Transmissão e desempenho: automatizados em alta
Ambos os modelos vêm com câmbio automatizado de 12 marchas. O Axor oferece a transmissão PowerShift 3 MB G 291 ou MB G 340, com diferentes relações dependendo da aplicação. O Constellation utiliza a caixa ZF 12TX 2624 TD, a Traxon que também tem 12 marchas e duas ré. A embreagem, nos dois casos, é monodisco de 430 mm.
O VW leva vantagem na velocidade final, atingindo até 128 km/h, ante 120 km/h do Axor (limitado eletronicamente). Porém, essa diferença pode ser irrelevante na prática, considerando as limitações legais de velocidade para veículos pesados nas estradas.
Capacidade de carga e tração: Mercedes mais técnico, VW mais robusto
Enquanto o Axor entrega um CMT de até 68 toneladas, o Constellation supera esse número com 70 toneladas. Já o PBTC homologado do Axor chega a 62 t, contra 58,5 t do VW. O que mostra que a Mercedes-Benz aposta em diferentes configurações técnicas conforme a aplicação.
No entanto, o VW oferece maior capacidade de carga útil combinada com a carroceria 49.665 kg contra 21.109 kg do Axor. Isso se explica pela configuração específica da suspensão. Com destaque para o balancim traseiro do Constellation. Ou seja, ideal para operações com maior tração e estabilidade em carga.
Suspensão, freios e eletrônica: ambos completos

Os dois modelos contam com suspensão dianteira parabólica com amortecedores e barra estabilizadora. A traseira do Axor também é parabólica. Enquanto a do VW adota molas semi-elípticas em tandem, voltadas para suportar mais carga.
Nos freios, ambos usam tambor nas rodas e contam com assistentes eletrônicos como ABS, ESC, controle de tração e auxílio de partida em rampa. O Axor ainda oferece, como opcional, retarder Voith R115V para frenagens adicionais. Enquanto o Constellation aposta no EVB (Exhaust Valve Brake).
Consumo e autonomia: tanques maiores no VW
O Constellation 25.480 sai de fábrica com dois tanques de 470 litros, totalizando 940 litros de diesel, além de 100 litros de Arla 32. No Axor, a capacidade é de 410 litros, podendo chegar a 730 litros com tanque adicional. Em trajetos longos, isso dá ao VW maior autonomia, um ponto importante para frotistas com rotas acima de 1.000 km.
Conforto e cabine: foco no motorista
Ambos oferecem cabines leito teto alto, com bom isolamento térmico e acústico. O Axor pode vir com painel digital de 10” e central multimídia no pacote Highline. Enquanto o VW aposta também no painelde instrumentos 100% digital com80 funcionalidades. Os dois modelos contam com sistema de orientação para o modo mais eficiente de condução. Além disso, dispõem de série de climatizador, ar-condicionado e suspensão pneumática na cabine.
Preço e custo-benefício
Embora o Axor custe cerca de R$ 43 mil a mais (R$ 763 mil contra R$ 720 mil do Constellation), ele oferece maior flexibilidade de CMT com diferentes transmissões e eixos. Já o VW se destaca pela força bruta, maior autonomia e excelente capacidade de carga útil.
Dessa forma, se a necessidade é robustez e carga, o VW Constellation 25.480 entrega números impressionantes. Contudo, para operações que exigem equilíbrio entre desempenho e conforto, o Mercedes-Benz Axor 2545 se mostra uma alternativa refinada e flexível. Em outras palavras, a escolha dos caminhões depende do tipo de aplicação, da malha rodoviária e da estratégia da frota.
Ficha técnica comparativa
Especificação | Mercedes-Benz Axor 2545 6x2 | VW Constellation 25.480 6x2 |
Preço aproximado | R$ 763 mil | R$ 720 mil |
Motor | OM 460 LA – 12,8 L | MAN D26 – 12,4 L |
Potência máxima | 449 cv @ 1.600 rpm | 475 cv @ 1.800 rpm |
Torque máximo | 2.200 Nm @ 1.100 rpm | 2.400 Nm @ 930–1.350 rpm |
Transmissão | MB PowerShift 3 – 12 marchas | ZF 12TX 2624 TD – 12 marchas |
Eixo traseiro | MB R440 ou R300P | Meritor MS 13-180 HD |
Relação de eixo | 2,85 / 2,73 / 3,08 / 4,33 | 2,85 ou 3,08 |
PBTC homologado | 62.000 kg | 58.500 kg |
CMT | 68.000 kg | 70.000 kg |
Capacidade carga útil + carroceria | 21.109 kg | 49.665 kg |
Velocidade máxima | 120 km/h | 128 km/h |
Capacidade de rampa (PBT) | 30%–33% | 36%–39% |
Volume total de combustível | Até 730 litros | 940 litros |
Tanque Arla 32 | 90 litros | 100 litros |
Freio auxiliar | Top Brake + Retarder (opcional) | Freio EVB |
Eletrônica de segurança | ABS, ASR, ESC, EBD, ESS, Hill Holder | ABS, EBS, ATC, HSA, ESC |
Suspensão traseira | Parabólica | Tandem com molas semi-elípticas |