A FPT Industrial iniciou a produção de motores a gás natural em sua planta de Córdoba, na Argentina. A nova linha de produção contempla três modelos: N60 NG, N67 NG e Cursor 13 NG. Segundo a marca a divisão de powertrain do Iveco Group, esses motores são compatíveis com caminhões, ônibus, máquinas fora de estrada e também servem como sistemas de geração de energia.
- VEJA MAIS:
- GWM inicia testes com o primeiro caminhão a hidrogênio no Brasil
- Venda de caminhões cai 3,85% em 2025, mas médios e semipesados vão bem
- Caminhões autônomos passam a operar à noite nos EUA
Os motores produzidos operam com ciclo Otto e são projetados especificamente para uso com gás natural. Além disso, os modelos atendem ao padrão de emissões PROCONVE P8/Euro VI, exigido no Brasil. De acordo com a empresa, a comercialização na região está prevista para começar em setembro de 2025, por meio da rede de distribuidores da marca.
“Na América Latina, a solução começa com tecnologias adequadas ao potencial de biocombustíveis da região. Por isso, a FPT Industrial lidera diversos projetos dentro de sua estratégia multienergética, com investimentos em gás natural e biometano”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
Fábrica de Córdoba adapta linha para motores a gás
A fábrica da FPT em Córdoba já era responsável pela produção de motores médios e pesados a diesel. Para incorporar a linha a gás, a planta passou por adaptações que incluíram a instalação de um novo banco de testes, um compressor de GNV, uma bancada de montagem e verificação de estanqueidade, além de equipamentos de usinagem voltados para componentes específicos, como a tampa do cilindro, informou a empresa.
Ainda de acordo com a fabricante, os novos motores compartilham parte da estrutura de produção com os modelos a diesel. “Este projeto representa um importante avanço nas operações da empresa na Argentina e reflete nossa visão de longo prazo, com foco em soluções energéticas limpas que promovam um futuro mais verde para todos”, diz Ricardo Cardozo, presidente do Iveco Group Argentina.
Segundo a FPT, a escolha da Argentina como polo de produção está ligada à estrutura energética do país. Atualmente, o gás natural já representa uma parcela significativa da matriz local, superando a média global.
Os três modelos produzidos em Córdoba têm as seguintes especificações técnicas:
- N60 NG: potência entre 170 e 210 cv; torque de 55,0 a 76,5 mkgf
- N67 NG: potência entre 220 e 286 cv; torque de 81,6 a 127,5 mkgf
- Cursor 13 NG: potência entre 415 e 460 cv; torque de 193,8 a 203,9 mkgf