A venda de caminhões no Brasil recuou 3,85% em 2025. Ou seja, de janeiro a julho foram emplacadas 63.943 unidades, ante 6.504 vendidas no primeiro semestre de 2024. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias do País. Conforme especialistas, a retração reflete a combinação de juros altos, maior restrição ao crédito e sensação de insegurança dos transportadores em investir em novos veículos.
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Em julho, mercado registra crescimento sobre junho
Além disso, setores importantes da economia, como agronegócio e construção civil, forma fortemente impactados com o aumento do IOF e as incertezas econômicas. Seja como for, em julho houve alta da venda de caminhões. Segundo a Fenabrave, foram emplacadas 10.523 unidades, ou 25,7% a mais que as 8.374 vendidas no mesmo mês de 2025.
Porém, apesar do desempenho positivo no mês passado o resultado do acumulado do ano é negativo. Vale lembrar que os pesados lideram a venda de caminhões novos no Brasil. Porém, os segmentos de médios e semipesados vêm ganhando força. Sobretudo por causa da boa demanda gerada por entregas dos setores de comércio eletrônico e logística urbana.
Volkswagen lidera venda de caminhões novos
No ranking de marcas, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) assumiu a liderança, com 17.035 caminhões emplacados de janeiro a julho. Assim, a marca detém 26,6% de participação de mercado. A Mercedes-Benz ocupa a segunda posição, com 16.710 vendas e 26,1% do total. A Volvo continua firme em terceiro lugar, com 11.459 caminhões vendidos (17,9% do mercado).
Na sequência vem a Scania, no quarto lugar, com 8.094 vendas, seguida pela Iveco, com 4.915 unidades emplacadas. Na sexta posição está a DAF, com 4.773 emplacamentos no período. A Foton é a sétima marca do ranking do acumulado de janeiro a julho, com 693 vendas e 1,08% de participação.
Expectativas de reação no segundo semestre
Apesar das dificuldades enfrentadas no primeiro semestre, representantes das fabricantes apostam que haverá recuperação gradual nos próximos meses. Nesse sentindo, contribui o início da colheita da safra agrícola. Assim, a expectativa é de que haja renovação de parte da frota, sobretudo das transportadoras que atuam em operações de longa distância.
Além disso, as fabricantes estão intensificando campanhas de venda com planos de financiamento mais atrativas. Bem como vêm lançando versões mais acessíveis de caminhões consagrados. Como resultado, o ranking de venda de caminhões em julho confirma a força dos extrapesados no segmento de transporte de longa distância. Além disso, aponta para a diversificação das operações de transporte no Brasil.

Volkswagen Delivery de 11 t é o caminhão mais vendido do Brasil
Conforme os dados da Fenabrave, o Volkswagen Delivery 11-180 teve 3.775 vendas no acumulado de janeiro a julho. Com isso, o pesado Volvo FH 540 ficou na vice-liderança pelo segundo mês seguido, com 3.056 unidades. Na terceira posição está o semipesado Volvo VM 290, com 2.529 vendo. Ou seja, há uma nítida evolução dos emplacamentos de caminhões médios e semipesados na primeira metade de 2025.
Confira os 10 caminhões mais vendidos em julho de 2025
- VW Delivery 11-180 – 706
- Volvo FH 540 – 400
- Volvo VM 290 – 388
- DAF XF 530 – 386
- Volvo FH 460 – 361
- Mercedes-Benz Atego 1719 – 338
- VW Constellation 17.210 – 307
- Mercedes-Benz Accelo 1017 – 294
- VW Constellation 26.260 – 286
- Mercedes-Benz Atego 2429 – 275
Os caminhões mais vendidos no acumulado de janeiro a julho de 2025
- VW Delivery 11-180 – 3.775
- Volvo FH 540 – 3.056
- Volvo VM 290 – 2.529
- Mercedes-Benz Accelo 1017 – 2.423
- DAF XF 530 – 2.242
- Volvo FH 460 – 2.070
- Mercedes-Benz Atego 1719 – 1.800
- VW Constellation 26.260 – 1.672
- Scania 460 R – 1.667
- Mercedes-Benz Atego 2429 – 1.636
Fonte: Fenabrave