A Aurora Innovation, empresa norte-americana desenvolvedora de caminhões autônomos, iniciou, em julho, as operações comerciais noturnas com veículos sem motorista nos Estados Unidos. A empresa implementou o novo serviço na rota entre Dallas e Houston, uma das mais movimentadas do país.
- VEJA MAIS:
- Mercedes-Benz Sprinter Robustez é nova versão para operações severas, mas sem 4x4
- Mercedes-Benz Axor 2038 4x2; aceleramos o novo caminhão com 40 t de carga
- Toyota registra Hilux Stout no Brasil, mas mantém lançamento em espera
Segundo a companhia, as operações noturnas dobram a capacidade de utilização da frota e reduzem os prazos de entrega em trechos de longa distância. Além disso, essas operações não estão sujeitas às limitações de jornada dos motoristas humanos, permitindo que os veículos registrem um maior tempo de rodagem.
Os veículos utilizam o sistema Aurora Driver, que combina sensores e software de direção autônoma, incluindo um lidar de longo alcance capaz de detectar obstáculos a mais de 450 metros. A tecnologia da empresa americana pode ser aplicada em caminhões pesados de diferentes fabricantes. Nos Estados Unidos, por exemplo, há modelos da Volvo e da Peterbilt equipados com os dispositivos da Aurora.
A empresa também destaca que a operação noturna com caminhões autônomos pode contribuir para a segurança viária. De acordo com dados citados pela Aurora, cerca de 37% dos acidentes fatais com caminhões nos EUA ocorrem à noite, quando fatores como baixa visibilidade e fadiga do motorista são mais frequentes.

Atualmente, a Aurora opera uma frota de três caminhões autônomos e atende dois clientes nos Estados Unidos. Recentemente, os veículos superaram a marca de 20 mil milhas (32 mil quilômetros) percorridas sem a presença de motorista de segurança. “Apenas três meses após o lançamento, estamos operando dia e noite”, afirmou Chris Urmson, cofundador e CEO da empresa.
Transmissão ao vivo mostra atuação dos caminhões autônomos
Outra novidade anunciada pela empresa é o Aurora Driver Live, uma transmissão aberta ao público que mostra em tempo real as operações dos caminhões autônomos. De acordo com a empresa, a ferramenta aumentar a transparência sobre o desempenho do sistema. As viagens são transmitidas ao vivo no canal da Aurora no Youtube.