A fabricante de carrocerias Caio Induscar apresentou nesta semana o eMillennium BRT, um novo modelo de ônibus articulado com tração 100% elétrica e projetado para operações em corredores urbanos.
- VEJA MAIS:
- Com a chegada do diesel B15, caminhões mais antigos precisam de manutenção reforçada
- Van Toyota Hiace chega ao Brasil em agosto com motor da picape Hilux
- Stellantis recua do hidrogênio e ameaça projeto europeu de mobilidade limpa
De acordo com a empresa, o eMillennium BRT aceita diferentes tipos de chassis elétricos e atende sistemas de transporte urbano de média e alta capacidade. O primeiro exemplar apresentado pela fabricante tem motorização fornecida pela BYD.
“Este lançamento representa não apenas um avanço técnico, mas um convite ao usuário: mostrar que o transporte público pode e deve ser sinônimo de qualidade e sofisticação”, afirma Paulo Ruas, CEO da Caio.
Design inspirado em sistemas europeus
Segundo a Caio, o design do modelo elétrico é inspirado em sistemas de ônibus urbanos usados em cidades europeias. Ainda de acordo com o fabricante, o veículo tem acabamento com chapas raiadas e usa materiais modulares para facilitar a manutenção. Além disso, a iluminação externa é composta por luzes em LED, incluindo sinalizadores dinâmicos nas portas.

Na parte interna, o ônibus utiliza materiais recicláveis e componentes leves. Os bancos têm revestimento resistente à água e os painéis laterais combinam plásticos compostos com acabamentos vinílicos. Ademais, a cabine de condução tem isolamento acústico e acabamento em cores escuras que reduzem reflexos que possam ofuscar a visão do motorista.
O modelo ainda possui portas do tipo fole alinhadas à lateral da carroceria. Segundo o fabricante, essa característica reduz o arrasto aerodinâmico do ônibus e melhora a distribuição do ar-condicionado. Ademais, a traseira abriga lanternas com iluminação homogênea e integradas ao desenho do veículo.
Ônibus da Caio adota câmeras no lugar de espelhos retrovisores
Entre os principais recursos tecnológicos, o eMillennium BRT substitui os espelhos retrovisores tradicionais por câmeras externas ligadas a monitores instalados na cabine. De acordo com o fabricante, esse sistema melhora a visibilidade do motorista em qualquer condição de luz e reduz os pontos cegos.

O veículo também incorpora câmeras internas e externas para monitoramento, com possibilidade de integração a sistemas de vigilância urbana. Por fim, a iluminação frontal inclui luzes de rodagem diurna e uma faixa de LED que se acende durante o acionamento das portas.