A Comissão Europeia intensificou as discussões com representantes de empresas de transporte para acelerar a descarbonização das frotas na União Europeia. Durante encontro do setor, o comissário europeu para Transportes e Turismo Sustentáveis, Apostolos Tzitzikostas, apresentou propostas que visam estabelecer metas de compra de veículos com emissão zero.
Ou seja, as empresas ficariam obrigadas a adquirir um percentual mínimo de veículos elétricos a bateria ou movidos a célula a hidrogênio. A medida mira grandes transportadoras, que concentram cerca de 60% das frotas de caminhões e quase a totalidade das vans e ônibus na Europa. Conforme a Comissão, a medida representa um passo decisivo rumo à neutralidade de emissões do setor de transporte rodoviário.
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Frotistas menores podem ser impactados
No entanto, a proposta encontra resistência no setor. A IRU (União Internacional dos Transportes Rodoviários), que representa operadores logísticos e de transporte comercial, defende uma "abordagem mais realista." Segundo a entidade, a transição para veículos com emissão zero deve ocorrer de forma economicamente viável. Ou seja, adaptada à realidade das pequenas e médias empresas de transporte.
"A IRU apoia totalmente a descarbonização, mas a UE precisa priorizar medidas claras, sustentáveis e acessíveis. Imposições legais podem gerar efeitos negativos, principalmente para operadores menores", defendeu a organização em comunicado.
Na visão da IRU, em vez de impor obrigações, a Comissão Europeia deveria investir em ferramentas que possibilitem essa transição. Entre elas, a entidade lista subsídios à compra de caminhões elétricos, bem como instalação de infraestrutura de recarga. Dessa forma, seria criado um ambiente para que a adoção desses veículos ocorra de forma natural. Portanto, sem comprometer a operação e a capacidade competitividade das empresas.
A proposta de metas vinculativas faz parte do esforço europeu para atingir as metas de redução de emissões até 2030. Porém, ainda deve passar por novas rodadas de diálogo com o setor antes de ser regulamentada.