Apesar da hegemonia dos motores a diesel, a venda de caminhões e ônibus elétricos e gás avançam no Brasil. De janeiro a junho de 2025, foram emplacadas 519 unidades elétricas e 356 a gás. Segundo dados da Anfavea, que representa as montadoras do País, houve alta de, respectivamente, 0,8% e 0,5% ante os números acumulados no primeiro semestre de 2024.
Seja como for, a venda de caminhões e ônibus com motor a diesel somou 65.514 unidades em igual intervalo. Portanto, com 98,7% de participação de mercado. Assim, os dados apontam uma leve, porém contínua, evolução na adoção de alternativas aos motores a diesel pelo setor de transporte pesado. Isso é mais comum em veículos de uso urbano, como ônibus de transporte coletivo e caminhões de entrega de última milha.
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Crescimento nas vendas de caminhões e ônibus é modesto, mas sustentável
Comparando com o mesmo período de 2024, o mercado avançou. Ou seja, na primeira metade do ano passado, foram vendidos 845 veículos elétricos e 291 a gás. Porém esse volume se referia ao ano completo. Agora, em apenas seis meses, os elétricos já atingiram 61% do total de 2024. Enquanto os modelos a gás chegaram a 122% do volume anual anterior.
Os elétricos, em especial, vêm sendo adotados em nichos específicos. Com destaque para empresas de logística urbana, operações municipais e projetos-piloto de frotas sustentáveis.
JAC e VW lideram entre os caminhões elétricos
Todavia, se tratando de marcas, no acumulado do ano, a JAC Motors lidera o mercado de caminhões e ônibus elétricos com 82 unidades emplacadas, o que representa 43,16% do total. Em segundo lugar aparece a Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 69 unidades (36,32%). A Tesla, com 17 unidades, completa o pódio. Mas vale ressaltar que se trata do Cibertruck. Modelo que entra na categoria de veículos pesados por causa do PBT superior a 3,5 t.
Os destaques de produtos no segmento
Seja como for, entre os modelos que mais se destacam no segmento estão o JAC iEV 1200T e o VW e-Delivery. O JAC iEV 1200T é voltado para entregas urbanas e operações leves, sendo um modelo 100% elétrico com autonomia aproximada de 200 quilômetros e capacidade de recarga rápida em apenas duas horas.
Já o VW e-Delivery atende demandas de maior porte nas cidades, com peso bruto total de até 14 toneladas e mais de 250 quilômetros de autonomia. Dessa forma, a linha é uma das principais representantes da eletrificação no transporte urbano de cargas.
Induscar e BYD lideram entre os ônibus elétricos
No segmento de ônibus elétricos, o destaque é a Induscar/Caio, com 94 unidades vendidas até agora. A BYD segue logo atrás, com 76 unidades. A Mercedes-Benz, tradicional no transporte urbano, aparece com 50 unidades.
Entre os modelos mais adotados estão o Caio eMillennium (BYD), que tem chassi elétrico com carroceria nacional e já opera em linhas municipais de São Paulo. Por sua vez, o Mercedes-Benz eO500U, um modelo padrão urbano com motorização elétrica, utilizado em frotas públicas de cidades como Salvador. Já o BYD D9W, micro-ônibus elétrico, é empregado principalmente em fretamento e frotas coorporativas.
Caminhos para o futuro: entraves e oportunidades
Todavia, o crescimento ainda limitado dos caminhões e ônibus elétricos e a gás tem explicação. O alto custo dos veículos elétricos, a infraestrutura de recarga incipiente e a ausência de política industrial clara dificultam a ampliação da frota de caminhões e ônibus sustentáveis.

Além disso, o gás natural veicular (GNV), mesmo com aplicações como os caminhões da Iveco e Scania (está, a marca que tem um amplo portfólio rodoviário, vocanional e fora de estrada), ainda depende da expansão dos corredores azuis. Ou seja, mais postos de abastecimento em rotas estratégicas.
No entanto, o avanço da pauta ESG entre grandes embarcadores e prefeituras, bem como incentivos regionais (como os de São Paulo e Minas Gerais), devem manter a tendência de alta para veículos com tecnologia limpa nos próximos anos.
Veja as vendas de caminhões e ônibus elétricos no 1º semestre de 2025
Posição | Fabricante | Unidades | Participação (%) |
1º | JAC | 82 | 43,16% |
2º | VW Truck e Bus | 69 | 36,32% |
3º | Tesla | 17 | 8,95% |
4º | Foton | 10 | 5,26% |
5º | Nanjing | 6 | 3,16% |
6º | Sany | 2 | 1,05% |
7º | Agrale | 1 | 0,53% |
8º | Higer | 1 | 0,53% |
9º | Mercedes-Benz | 1 | 0,53% |
10º | XCMG | 1 | 0,53% |