Mercado

Vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás crescem no Brasil

Caminhões e ônibus com motores alternativos têm aumento de participação nas vendas do setor em 2025; JAC e Induscar lideram entre os elétricos

Andrea Ramos

16 de jul, 2025 · 7 minutos de leitura.

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Caminhões e ônibus elétricos e a gás crescem no Brasil
VWCO
Crédito:Fotos: VWCO
Caminhões e ônibus elétricos e a gás crescem no Brasil

Apesar da hegemonia dos motores a diesel, a venda de caminhões e ônibus elétricos e gás avançam no Brasil. De janeiro a junho de 2025, foram emplacadas 519 unidades elétricas e 356 a gás. Segundo dados da Anfavea, que representa as montadoras do País, houve alta de, respectivamente, 0,8% e 0,5% ante os números acumulados no primeiro semestre de 2024.

Seja como for, a venda de caminhões e ônibus com motor a diesel somou 65.514 unidades em igual intervalo. Portanto, com 98,7% de participação de mercado. Assim, os dados apontam uma leve, porém contínua, evolução na adoção de alternativas aos motores a diesel pelo setor de transporte pesado. Isso é mais comum em veículos de uso urbano, como ônibus de transporte coletivo e caminhões de entrega de última milha.

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Crescimento nas vendas de caminhões e ônibus é modesto, mas sustentável

Comparando com o mesmo período de 2024, o mercado avançou. Ou seja, na primeira metade do ano passado, foram vendidos 845 veículos elétricos e 291 a gás. Porém esse volume se referia ao ano completo. Agora, em apenas seis meses, os elétricos já atingiram 61% do total de 2024. Enquanto os modelos a gás chegaram a 122% do volume anual anterior.

Os elétricos, em especial, vêm sendo adotados em nichos específicos. Com destaque para empresas de logística urbana, operações municipais e projetos-piloto de frotas sustentáveis.


JAC e VW lideram entre os caminhões elétricos

Todavia, se tratando de marcas, no acumulado do ano, a JAC Motors lidera o mercado de caminhões e ônibus elétricos com 82 unidades emplacadas, o que representa 43,16% do total. Em segundo lugar aparece a Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 69 unidades (36,32%). A Tesla, com 17 unidades, completa o pódio. Mas vale ressaltar que se trata do Cibertruck. Modelo que entra na categoria de veículos pesados por causa do PBT superior a 3,5 t.

Os destaques de produtos no segmento

Seja como for, entre os modelos que mais se destacam no segmento estão o JAC iEV 1200T e o VW e-Delivery. O JAC iEV 1200T é voltado para entregas urbanas e operações leves, sendo um modelo 100% elétrico com autonomia aproximada de 200 quilômetros e capacidade de recarga rápida em apenas duas horas.

Já o VW e-Delivery atende demandas de maior porte nas cidades, com peso bruto total de até 14 toneladas e mais de 250 quilômetros de autonomia. Dessa forma, a linha é uma das principais representantes da eletrificação no transporte urbano de cargas.

Induscar e BYD lideram entre os ônibus elétricos

No segmento de ônibus elétricos, o destaque é a Induscar/Caio, com 94 unidades vendidas até agora. A BYD segue logo atrás, com 76 unidades. A Mercedes-Benz, tradicional no transporte urbano, aparece com 50 unidades.

Entre os modelos mais adotados estão o Caio eMillennium (BYD), que tem chassi elétrico com carroceria nacional e já opera em linhas municipais de São Paulo. Por sua vez, o Mercedes-Benz eO500U, um modelo padrão urbano com motorização elétrica, utilizado em frotas públicas de cidades como Salvador. Já o BYD D9W, micro-ônibus elétrico, é empregado principalmente em fretamento e frotas coorporativas.


Caminhos para o futuro: entraves e oportunidades

Todavia, o crescimento ainda limitado dos caminhões e ônibus elétricos e a gás tem explicação. O alto custo dos veículos elétricos, a infraestrutura de recarga incipiente e a ausência de política industrial clara dificultam a ampliação da frota de caminhões e ônibus sustentáveis.

Caminhões e ônibus elétricos e a gás crescem no Brasil
Scania já oferece modelos a gás para atividades off-road no País - Fotos: Scania

Além disso, o gás natural veicular (GNV), mesmo com aplicações como os caminhões da Iveco e Scania (está, a marca que tem um amplo portfólio rodoviário, vocanional e fora de estrada), ainda depende da expansão dos corredores azuis. Ou seja, mais postos de abastecimento em rotas estratégicas.

No entanto, o avanço da pauta ESG entre grandes embarcadores e prefeituras, bem como incentivos regionais (como os de São Paulo e Minas Gerais), devem manter a tendência de alta para veículos com tecnologia limpa nos próximos anos.

Veja as vendas de caminhões e ônibus elétricos no 1º semestre de 2025

PosiçãoFabricanteUnidadesParticipação (%)
JAC8243,16%
VW Truck e Bus6936,32%
Tesla178,95%
Foton105,26%
Nanjing63,16%
Sany21,05%
Agrale10,53%
Higer10,53%
Mercedes-Benz10,53%
10ºXCMG10,53%
Fonte: Fenabrave

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