Na dinâmica de um caminhão extrapesado, o torque máximo disponível em baixas rotações se tornou o principal fator para garantir arrancadas ágeis e retomadas eficientes. Nesse cenário, o Volvo FH16 780 já se destaca como o caminhão de produção em série com o maior torque do mercado global. Porém, há quem considere que esse desempenho pode melhorar.
Por isso, a empresa alemã Schaknat Elektronik, especializada em chipagem eletrônica de caminhões, decidiu colocar o Volvo FH16 780 em sua oficina para testar os limites dessa máquina. Assim, as melhorias envolveram atualizações no software do motor e da transmissão, além de testes no dinamômetro para validar os números.
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O motor D17, que originalmente entrega 780 cv a 1.700 rpm e 3.800 Nm (387,7 mkhg) de torque entre 1.000 e 1.200 rpm, ultrapassou esses valores com folga após as modificações. Dessa forma, na configuração otimizada — pensada para reduzir o consumo de combustível sem comprometer a durabilidade — o FH16 passou a entregar 801 cv a 1.350 rpm e impressionantes 4.247 Nm (432,8 mkgf) a 1.329 rpm.
Versão extrema promete até 1.000 cv
Para os entusiastas de potência máxima, a Schaknat também realizou um ajuste extremo. Segundo a empresa, o motor D17 pode chegar a 1.000 cv, o que representa um ganho de 220 cv em relação à configuração original. O torque, nesse caso, se mantém próximo de 432,8 mkgf. Isso porque a caixa de câmbio I-Shift não suporta valores mais altos.
Tuning rápido e controle via smartphone
Outra inovação interessante apresentada pela Schaknat é a possibilidade de reprogramar o caminhão em menos de 120 segundos. Além disso, a empresa desenvolveu um aplicativo para smartphone que permite ao motorista alternar entre diferentes versões de software. Como a configuração padrão de 780 cv e a versão extrema de 1.000 cv, conforme a necessidade da operação.
Seja como for, o projeto da Schaknat Elektronik com o Volvo FH16 780 mostra como a eletrônica embarcada pode levar o desempenho de caminhões a níveis impressionantes. Com até 1.000 cv de potência e mais de 432 mkgfde torque, o modelo se firma como um dos mais potentes da história entre os veículos de série.