O mercado de caminhões médios no Brasil segue aquecido em 2025. No primeiro semestre, o Volkswagen Delivery 11.180 se consolidou como líder absoluto do segmento e de toda a indústria nacional, com 3.069 unidades emplacadas e 40,95% de participação.
Além disso, a categoria dos médios vem ganhando espaço nas vendas gerais de caminhões no País. Antes tímida, com menos de 5% do mercado até 2018, essa faixa hoje responde por cerca de 10% das vendas totais, impulsionada pela alta demanda no comércio elétrônico, pela distribuição urbana e intermunicipal e pelos serviços logísticos regionais.
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Accelo 1117 assume o 3º lugar e ameaça o irmão 1017
Mas a grande novidade do primeiro semestre foi o desempenho do Mercedes-Benz Accelo 1117. Lançado para substituir gradualmente o veterano Accelo 1017, o modelo mais robusto e atualizado já aparece na terceira posição no acumulado do ano. Assim teve 457 unidades vendidas e 6,10% de participação.
Para se ter ideia do avanço, só em junho foram 216 emplacamentos, o que colocou o 1117 como o terceiro caminhão médio mais vendido do mês. Ou seja, atrás apenas do líder VW Delivery 11.180 e do próprio Accelo 1017.
O desempenho não é por acaso. Conforme mostrou o Estradão na época do lançamento, o novo Accelo 1117 chega com atributos importantes. Entre eles, o motor OM 924 LA de 4,8 litros com 163 cv e seus 61 mkgf de torque. Além disso, conta com PBT de 10,7 toneladas.
Dessa forma, com esse conjunto, o 1117 oferece mais robustez, segurança e menor consumo em relação ao 1017. Além de cabine moderna e manutenção simplificada.
Seja como for, se mantiver o ritmo, o novo médio da Mercedes-Benz deve ultrapassar o 1017 já no segundo semestre.
Caminhões médios seguem tendência de alta
O bom desempenho do segmento em 2025 também reflete a menor demanda por caminhões pesados, penalizados pelas altas taxas de juros e tíquete médio elevado. Enquanto isso, os médios são mais acessíveis, exigem menor investimento e suprem bem as operações urbanas e interurbanas. Além de estarem alinhados com as demandas de mobilidade sustentável e logística regionalizada.
A expectativa é que, no segundo semestre, o mercado de médios siga aquecido. Além disso, com boas chances do Accelo 1117 disputar a vice-liderança geral, tornando a disputa dentro da Mercedes-Benz ainda mais interessante.
Veja os 10 caminhões médios mais vendidos no Brasil em 2025
Posição | Modelo | Acumulado 2025 | Participação (%) |
1º | VW Delivery 11.180 | 3.069 | 40,95 |
2º | Mercedes-Benz Accelo 1017 | 2.129 | 28,41 |
3º | Mercedes-Benz Accelo 1117 | 457 | 6,10 |
4º | VW Delivery 13.180 | 416 | 5,55 |
5º | Iveco Tector 11-190 | 390 | 5,20 |
6º | Mercedes-Benz Atego 1419 | 295 | 3,94 |
7º | Mercedes-Benz Accelo 1317 | 210 | 2,80 |
8º | Foton Aumark S 1217A | 169 | 2,26 |
9º | VW Constellation 14.210 | 141 | 1,88 |
10º | VW e-Delivery 11 | 54 | 0,72 |