O mercado brasileiro de caminhões leves segue em alta neste ano. Entre janeiro e junho, o segmento registrou 2.604 unidades emplacadas, considerando os 10 modelos mais vendidos. Todavia, a disputa entre Volkswagen Caminhões e Mercedes-Benz segue intensa, com destaque para a consolidação do VW Delivery 9.180 na liderança e a evolução rápida do Accelo 917, que já se aproxima do pelotão da frente.
VEJA MAIS:
- Volvo projeta alta tímida da venda de caminhões no 2º semestre
- DAF XG é flagrado em testes no Brasil e pode antecipar novidades da marca
- Mercado de caminhões cai por três meses consecutivos, diz Anfavea
VW Delivery 9.180 mantém folga na liderança

Como esperado, o Volkswagen Delivery 9.180 lidera com ampla vantagem. Foram 1.115 unidades vendidas no acumulado do ano. Ou seja, representando 42,82% de participação no segmento. O modelo se destaca pela versatilidade para entregas urbanas e curtas distâncias rodoviárias. Além de oferecer motor Cummins ISF de 3,8 litros e cabine confortável.
Além disso, o caminhão leve da marca mantém desempenho sólido mês a mês. Em outras palavras, foram 179 emplacamentos em junho, garantindo sua posição no topo.
Accelo 917 sobe e começa a incomodar o 817
Na sequência, o Mercedes-Benz Accelo 817 ocupa o segundo lugar com 577 unidades e 22,16% de participação. Contudo, a movimentação mais relevante está logo abaixo. O Accelo 917 segue acelerando e atingiu 85 unidades no semestre, com 3,26% de participação.
Esse crescimento é consistente. O modelo vendeu 30 unidades em maio e repetiu o número em junho, consolidando-se na sexta posição e reduzindo a distância para os rivais diretos. A tendência aponta que, mantido o ritmo, o 917 pode assumir o segundo lugar futuramente, substituindo o próprio Accelo 817.
Equipado com motor OM 924 LA de 3,8 litros, o 917 oferece maior capacidade de carga útil — cerca de 1,2 tonelada a mais que o 817. Mas sem perder a agilidade e robustez típicas da linha Accelo.

Iveco e Foton avançam na disputa
Entre os demais, o Iveco Tector 9-190 aparece em terceiro, com 191 unidades e 7,33% de participação. Na quarta posição está o Iveco Daily 65-170, que totalizou 165 emplacamentos e 6,34%.
Outro ponto relevante é o crescimento dos modelos chineses da Foton, com o Aumark S 715 somando 92 unidades e o Aumark S 916 completando 50 vendas até junho. Assim, garantindo presença no ranking e aumentando a competitividade no segmento.
Em resumo, o mercado de caminhões leves mantém ritmo positivo. Sobretudo, impulsionado pelo aumento das operações logísticas urbanas, crescimento do comércio elétrônnico e busca por veículos com melhor relação custo-benefício. A expectativa para o segundo semestre é de continuidade desse cenário, com a chegada de novos modelos e a consolidação de marcas chinesas no mercado.
Ranking dos 10 caminhões leves mais vendidos no primeiro semestre de 2025
Posição | Modelo | Acumulado 2025 | Participação (%) |
1º | VW Truck e Bus Delivery 9.180 | 1.115 | 42,82 |
2º | Mercedes-Benz Accelo 817 | 577 | 22,16 |
3º | Iveco Tector 9-190 | 191 | 7,33 |
4º | Iveco Daily 65-170 | 165 | 6,34 |
5º | Foton Aumark S 715 | 92 | 3,53 |
6º | Mercedes-Benz Accelo 917 | 85 | 3,26 |
7º | JAC iEV 1200T | 62 | 2,38 |
8º | Iveco Daily 65-180 | 60 | 2,30 |
9º | VW Truck e Bus Delivery 6.170 | 59 | 2,27 |
10º | Foton Aumark S 916 | 50 | 1,92 |