A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) finalizou neste mês os testes de homologação do eVolksbus 22L em Curitiba (PR). A avaliação do primeiro chassi 100% elétrico da marca foi realizada pela URBS (Urbanização de Curitiba S.A.), juntamente com o operador local de transporte coletivo. De acordo com a montadora, o veículo operou em rotas regulares com jornada mínima de 10 horas diárias.
- VEJA MAIS:
- Iveco testa S-Way a biometano liquefeito em viagem de 5 mil km pela Europa
- Traton cria estrutura de pesquisa unificada para Scania, MAN, International e VW
- GMW lança caminhão híbrido na China com mais de 1.000 cv de potência
Ainda segundo a VWCO, o objetivo do teste em Curitiba foi verificar o desempenho do chassi elétrico em condições reais. Entre os pontos avaliados estavam, por exemplo, a autonomia da bateria, a durabilidade dos componentes, o comportamento do veículo em aclives e declives e a eficiência do sistema de frenagem regenerativa. Além disso, a homologação também considerou a manutenção do ônibus, priorizando a segurança e desempenho mecânico, informou o fabricante.
“Homologá-lo numa cidade que coloca o ônibus como prioridade para a circulação de sua população enriquece o resultado dos trabalhos que precedem seu lançamento comercial”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.
eVolksbus 22L passou por mais 50 testes
A certificação do eVolksbus 22L em Curitiba incluiu mais de 50 testes específicos para veículos elétricos. Conforme revelado pela montadora, o chassi passou por ensaios de isolamento elétrico, compatibilidade eletromagnética, resistência à submersão, capacidade de operação em áreas alagadas, entre outros.
O processo de homologação também avaliou a qualidade da carroceria e acabamento interno do veículo. De acordo com a VWCO, o centro de desenvolvimento em eletromobilidade da empresa, em Resende (RJ), foi responsável por parte desses testes. Já os ensaios em Curitiba validaram o veículo em operação comercial com passageiros.
Sergundo o fabricante, os dados obtidos nos testes na capital paranaense servirão para verificar se o eVolksbus 22L atende aos requisitos regulatórios antes do início de produção em série.