Tecnologia

Como funciona a tecnologia 'V Constante' dos caminhões Volkswagen

Sistema controla a velocidade em descidas de serra, combinando freio motor e retarder dos caminhões Volkswagen

Andrea Ramos

03 de jul, 2025 · 6 minutos de leitura.

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Entenda a tecnologia V Constante dos caminhões Volkswagen
Constellation
Crédito:Fotos: Volkswagen
Entenda a tecnologia V Constante dos caminhões Volkswagen

A Volkswagen Caminhões e Ônibus oferece aos motoristas uma solução que facilita a condução em terrenos íngremes e aumenta a segurança durante as operações: a função "V Constante". Desenvolvida para manter a velocidade estável em descidas, essa tecnologia atua como um “piloto automático” para situações específicas. Assim, otimiza o uso do freio motor e do retarder, quando disponível.

Para entender melhor o funcionamento dessa tecnologia, a engenheira de produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Andria Giusti, explica as vantagens e a operação do sistema. Porém, vale destacar que a tecnologia está disponível nos caminhõe extrapesados da marca, Constellation e Meteor.

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Como funciona a função V Constante

Na prática, o V Constante permite ao motorista manter uma velocidade constante durante descidas de serra, sem a necessidade de acionar repetidamente os freios. O funcionamento é simples: ao pisar no freio de serviço, o sistema identifica a velocidade no momento da frenagem. E, ao soltar o pedal, armazena esse valor como referência. A partir daí, o caminhão passa a controlar a potência de frenagem automaticamente para segurar o veículo naquela velocidade.

Segundo Andria Giusti, o grande diferencial está na praticidade. Enquanto no piloto automático convencional o simples toque no freio desativa a função, no V Constante a atuação se mantém ativa mesmo com novas intervenções no freio de serviço. Isso garante ao motorista mais tranquilidade e segurança em descidas prolongadas ou com carga pesada.


Entenda a tecnologia V Constante dos caminhões Volkswagen
Na descida, ao soltar o pé do frio, a função vai armazenar a condição de vdlocidade e gerenciar a potência de frenagem, freio-motor e retarder se tiver - Fotos: VWCO

Ativação e vantagens para o motorista

A função V Constante já vem habilitada de fábrica nos caminhões Volkswagen. Para utilizá-la, basta o condutor acionar o freio de serviço durante a descida. Caso as condições sejam adequadas — como o veículo carregado, em declive e ganhando velocidade — o sistema calcula automaticamente o cenário e inicia a atuação.

Essa inteligência embarcada evita o acionamento em situações desnecessárias, como em pistas planas ou leves declives. Além disso, o motorista pode intervir no freio sempre que precisar, sem desativar o controle, o que reduz o estresse e o esforço físico nas operações.

Para desativar a função, o condutor precisa acionar manualmente o botão “freio auxiliar off”.

Segurança reforçada nas operações

Um dos grandes benefícios do V Constante é o incremento na segurança. Ao manter a velocidade constante em descidas, o sistema previne o superaquecimento dos freios de serviço, preserva o conjunto mecânico e proporciona mais estabilidade para o caminhão e a carga.


De acordo com a engenheira Andria Giusti, o recurso gerencia de forma automática a potência de frenagem ideal para cada situação, combinando freio motor e retarder, se equipado. Dessa forma, evita-se o desgaste prematuro dos freios e diminui-se o risco de perda de controle do veículo.

Tecnologia acessível no mercado

Embora eficiente e exclusiva da marca Volkswagen no Brasil, a engenheira destaca que o conceito de controle automático de velocidade em descidas não é inédito no mercado de caminhões. No entanto, o V Constante se diferencia pela facilidade de uso e pela integração com os demais sistemas embarcados da linha Volkswagen.

Com a função V Constante, a Volkswagen Caminhões oferece aos motoristas uma ferramenta eficaz para aumentar a segurança. Do mesmo modo, reduzir o esforço durante as operações em regiões montanhosas. A tecnologia facilita a condução, protege o sistema de freios e mantém o controle do veículo em condições críticas.

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