No transporte rodoviário brasileiro, a configuração de bitrem 7 eixos é uma das mais usadas para cargas com até 57 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). Historicamente, os caminhões 6x2 dominavam essa operação até a chegada do implemento quatro eixos que carrega 58,5 t.
Mas desde o início de 2022, com a entrada em vigor da Resolução nº 882/2021 do Contran, que atualizou as normas de circulação de veículos pesados, os cavalos-mecânicos 4x2 tem predicados para ganhar espaço. Afinal são alternativas viáveis e mais econômicas para essa aplicação.

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Assim, a legislação passou a permitir que veículos 4x2 possam tracionar composições de seis eixos com até 56 toneladas de PBTC. Ou seja, apenas 1 tonelada a menos que os 6x2 tradicionais no bitrem de sete eixos. Isso oferece uma vantagem operacional importante: o 4x2 é mais leve, consome menos combustível, demanda menor manutenção e tem menor custo de aquisição e reposição de pneus, já que conta com um eixo a menos que o 6x2 e quatro pneus.
Para quem opera em rodovias de boa infraestrutura e trechos predominantemente planos ou com aclives moderados, o 4x2 bitrem se torna uma solução de menor custo por tonelada transportada. Sobretudo, quando esses cavalinhos toco são bem especificados para esse tipo de missão. Ou sejam com distância entre os eixos adequados à atividade.
Potência e torque na medida para bitrem de seis eixos

Entre os modelos avaliados, VW Constellation 20.480, Iveco S-Way 480 e DAF XF 480 lideram com 480 cv, seguidos por Scania 460 R Super e Volvo FH 460, ambos com 460 cv, e o Mercedes-Benz Actros 2045 LS com 449 cv. Mais importante que a potência nominal, porém, é o torque disponível em baixa rotação. O que nestes modelos varia de 2.200 Nm (224 mkgf) a 2.500 Nm (255 mkgf). Assim, garantindo força suficiente para tracionar as 56 toneladas homologadas.
Nesse sentido, destaque para o Scania 460 R Super, que entrega 255 mkgf de torque com alta eficiência no consumo. Do mesmo modo, para o Iveco S-Way 480, que oferece 250 mkgf com relação de diferencial 2,85:1.
Transmissões automatizadas e freios eletrônicos de série

Todos os modelos analisados utilizam transmissões automatizadas de 12 marchas, com predominância da ZF TraXon nos caminhões da Iveco, DAF e VW. A Scania conta com o Opticruise, a Volvo com a I-Shift e a Mercedes-Benz com a MB Powershift. Ou seja, transmissões produzidas pelas próprias fabricantes.
Essas transmissões contribuem para maior segurança, já que evitam sobrecargas de motor e embreagem em subidas ou operações severas. Outra vantagem é que essas caixas contam com Predictive Cruise Control. Em outras palavras, quer consegue prever a rota à frente, em média 2,5 km. E ajusta rotação conforme velocidade e situação da rota. Como resultado, esse recurso traz economia de diesel.
Nos sistemas de frenagem, os seis modelos oferecem de série freios a tambor com ABS, EBS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), além de assistente de partida em rampa. Modelos como o Mercedes-Benz Actros e o Scania Super e Volvo FH ainda trazem pacotes de segurança ativa, incluindo frenagem autônoma de emergência (AEBS), piloto automático adaptativo (ACC) e assistente de permanência em faixa em algumas versões.

Peso próprio, consumo e custo operacional
Um dos grandes atrativos dos caminhões 4x2 para bitrem é o menor peso em ordem de marcha. O mais leve do grupo é o Iveco S-Way 480, com 7.588 kg, seguido pelo Actros (8.067 kg) e VW Constellation (8.255 kg). Esse peso reduzido significa não só maior capacidade de carga útil. Mas também menor consumo de combustível e menor desgaste de pneus e componentes do trem de força.
Para frotistas, essa configuração representa uma operação mais enxuta e eficiente para aplicações onde o cavalo 6x2 não se justifica. Especialmente em médias distâncias rodoviárias.

Ficha técnica dos caminhões — Cavalos 4x2 Euro 6 para bitrem 7 eixos
Modelo | Potência (cv) | Torque (Nm) | CMT (kg) | PBTC homologado (kg) | Transmissão | Peso em ordem de marcha (kg) | Freios |
DAF XF 480 4x2 | 480 | 2.500 | 60.000 | 56.000 | ZF TraXon 12 marchas | 8.382 | Tambor, ABS, EBS, ESC |
Iveco S-Way 480 4x2 | 480 | 2.450 | 60.000 | 56.000 | ZF TraXon 12 marchas | 7.588 | Tambor, ABS, EBS, ESC |
Mercedes-Benz Actros 2045 | 449 | 2.200 | 62.000 | 56.000 | Powershift 12 marchas | 8.067 | Tambor, ABS, EBS, ESC |
Scania R 460 Super 4x2 | 460 | 2.500 | 60.000 | 56.000 | Opticruise 12 marchas | 7.770 | Tambor, ABS, EBS, ESC |
Volvo FH 460 4x2 | 460 | 2.300 | 60.000 | 56.000 | I-Shift 12 marchas | 8.070 | Tambor, ABS, EBS, ESC |
VW Constellation 20.480 | 480 | 2.400 | 60.000 | 56.000 | ZF TraXon 12 marchas | 8.255 | Tambor, ABS, EBS, ESC |