A Daimler Truck e o Grupo Volvo anunciaram a criação da Coretura AB, uma joint venture voltada ao desenvolvimento de uma plataforma digital comum para veículos comerciais. Sediada em Gotemburgo, na Suécia, a empresa entrou em atividade neste mês, após a conclusão das aprovações regulatórias necessárias e assinatura do acordo entre as partes, realizado em outubro de 2024.
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De acordo com as empresas, a Coretura desenvolverá uma arquitetura digital aberta e padronizada, além de um sistema operacional específico para veículos pesados. A estrutura técnica servirá de base para os chamados veículos definidos por software (SDVs), modelo em que o software controla principalmente o funcionamento do veículo, e não apenas o hardware. Esse modelo viabiliza atualizações remotas, integra novos serviços digitais e oferece maior flexibilidade na evolução tecnológica dos veículos.
O executivo Johan Lundén, ex-integrante do Grupo Volvo, foi nomeado CEO da nova empresa. “Esta joint venture combina a agilidade de uma startup com a estabilidade e a expertise de nossos principais acionistas”, afirmou.
Plataforma digital será aplicada aos veículos até o final da década
A Coretura inicia as atividades com cerca de 50 funcionários e prevê crescimento gradual conforme o avanço técnico e o alcance de marcos operacionais. Os primeiros produtos baseados na nova plataforma devem chegar ao mercado até o final da década.
Além do sistema operacional, a empresa cuidará da especificação e fornecimento de unidades de controle de alto desempenho, capazes de processar grandes volumes de dados. A proposta técnica prevê a separação entre os ciclos de hardware e software, o que facilita o lançamento de novas funcionalidades por meio de atualizações remotas.
De acordo com Karin Rådström, presidente e CEO da Daimler Truck, a criação da joint venture com a Volvo é um avanço estratégico. “Com a Coretura, estamos estabelecendo um foco claro no desenvolvimento de software para veículos comerciais. Este é um passo importante — não apenas para nós, mas para toda a indústria e nossos clientes”, afirmou.
Daimler e Volvo manterão atuação independente no mercado
Mesmo com a joint venture, Daimler Truck e Grupo Volvo continuarão competindo entre si, com linhas próprias de produtos, serviços e soluções digitais. Dessa forma, a Coretura atuará de forma independente, como fornecedora para ambas as marcas e também para futuros parceiros do setor.
Além disso, representantes das duas montadoras participarão da gestão executiva da joint venture. O modelo de desenvolvimento prevê colaboração direta com fornecedores e empresas interessadas em integrar soluções à plataforma.
Para Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo, a iniciativa está alinhada com a evolução da indústria. “A Coretura representa um avanço natural na evolução dos veículos comerciais. Ao alavancar tecnologia de ponta e inovação colaborativa, estamos preparando o cenário para uma nova era de conectividade e eficiência na indústria”, concluiu.