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Daimler e Volvo formam joint venture para criar nova geração de caminhões conectados

Joint venture Coretura foca no desenvolvimento de plataforma digital para veículos comerciais definidos por software

Thiago Vinholes

19 de jun, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Martin Lundstedt (Presidente e CEO do Grupo Volvo), Johan Lundén (CEO Coretura), Karin Rådström (CEO Daimler Truck AG)
Crédito:Daimler Truck/Divulgação

A Daimler Truck e o Grupo Volvo anunciaram a criação da Coretura AB, uma joint venture voltada ao desenvolvimento de uma plataforma digital comum para veículos comerciais. Sediada em Gotemburgo, na Suécia, a empresa entrou em atividade neste mês, após a conclusão das aprovações regulatórias necessárias e assinatura do acordo entre as partes, realizado em outubro de 2024.

De acordo com as empresas, a Coretura desenvolverá uma arquitetura digital aberta e padronizada, além de um sistema operacional específico para veículos pesados. A estrutura técnica servirá de base para os chamados veículos definidos por software (SDVs), modelo em que o software controla principalmente o funcionamento do veículo, e não apenas o hardware. Esse modelo viabiliza atualizações remotas, integra novos serviços digitais e oferece maior flexibilidade na evolução tecnológica dos veículos.

O executivo Johan Lundén, ex-integrante do Grupo Volvo, foi nomeado CEO da nova empresa. “Esta joint venture combina a agilidade de uma startup com a estabilidade e a expertise de nossos principais acionistas”, afirmou.

Plataforma digital será aplicada aos veículos até o final da década

A Coretura inicia as atividades com cerca de 50 funcionários e prevê crescimento gradual conforme o avanço técnico e o alcance de marcos operacionais. Os primeiros produtos baseados na nova plataforma devem chegar ao mercado até o final da década.

Além do sistema operacional, a empresa cuidará da especificação e fornecimento de unidades de controle de alto desempenho, capazes de processar grandes volumes de dados. A proposta técnica prevê a separação entre os ciclos de hardware e software, o que facilita o lançamento de novas funcionalidades por meio de atualizações remotas.


De acordo com Karin Rådström, presidente e CEO da Daimler Truck, a criação da joint venture com a Volvo é um avanço estratégico. “Com a Coretura, estamos estabelecendo um foco claro no desenvolvimento de software para veículos comerciais. Este é um passo importante — não apenas para nós, mas para toda a indústria e nossos clientes”, afirmou.

Daimler e Volvo manterão atuação independente no mercado

Mesmo com a joint venture, Daimler Truck e Grupo Volvo continuarão competindo entre si, com linhas próprias de produtos, serviços e soluções digitais. Dessa forma, a Coretura atuará de forma independente, como fornecedora para ambas as marcas e também para futuros parceiros do setor.

Além disso, representantes das duas montadoras participarão da gestão executiva da joint venture. O modelo de desenvolvimento prevê colaboração direta com fornecedores e empresas interessadas em integrar soluções à plataforma.

Para Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo, a iniciativa está alinhada com a evolução da indústria. “A Coretura representa um avanço natural na evolução dos veículos comerciais. Ao alavancar tecnologia de ponta e inovação colaborativa, estamos preparando o cenário para uma nova era de conectividade e eficiência na indústria”, concluiu.

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