A Scania apresentou durante o simpósio sobre mobilidade elétrica EVS38, realizado em Gotemburgo, na Suécia, o seu novo Sistema de Carregamento Megawatt (MCS), tecnologia desenvolvida para caminhões elétricos pesados. De acordo com o fabricante, o equipamento pode recarregar as baterias desses veículos de 20% a 80% em menos de 30 minutos.
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A novidade representa uma evolução em relação ao padrão mais comum atualmente, o CCS2, que oferece potências de até 350 kW. Já o MCS foi projetado para atingir até 750 kW, ou seja, aproximadamente o dobro da capacidade de recarga. Na prática, isso reduz o tempo parado dos veículos e melhora a viabilidade operacional do transporte de carga elétrica em rotas de longa distância, segundo a montadora sueca.
Além disso, o sistema utiliza conectores com resfriamento líquido, uma exigência técnica para lidar com correntes mais elevadas. O padrão MCS prevê até 3.000 amperes, embora os primeiros carregadores da Scania devam operar com até 1.000 A.
Infraestrutura de recarga será montada na Europa neste ano
A Scania planeja lançar o novo sistema no início de 2026, quando começará a aceitar encomendas dos caminhões compatíveis. Em paralelo, a fabricante e parceiros iniciarão neste ano a instalação dos primeiros carregadores com o padrão MCS ao longo de rotas estratégicas na Europa.
O projeto é parte de uma ação conjunta dentro do grupo TRATON, ao qual a Scania pertence. A meta, em parceria com a joint venture Milence, que envolve a Daimler Truck e a Volvo, é instalar 1.700 pontos de recarga de alta potência até 2027, distribuídos em áreas de parada e descanso para motoristas.
O plano visa superar um dos principais gargalos da eletrificação no setor de transporte pesado: a disponibilidade de recarga pública rápida. “A tecnologia MCS permite que a infraestrutura de carregamento pública e privada atenda às demandas de carregamento de alta capacidade, garantindo que os operadores possam recarregar de forma rápida e econômica”, explicou Petra Sundström, Diretora Geral da TRATON Charging Solutions.
Recarga durante pausas de descanso dos motoristas
De acordo com a Scania, o sistema MCS se adapta melhor à rotina operacional dos caminhoneiros na Europa. A recarga em menos de 30 minutos permite que os motoristas abasteçam os veículos durante as pausas obrigatórias previstas na legislação europeia.
“O carregamento previsível e confiável permite que os motoristas façam os períodos de descanso legalmente obrigatórios sem correr o risco de atrasos, um fator essencial para tornar os caminhões elétricos uma alternativa competitiva ao diesel e crucial para atingir as metas climáticas globais”, afirmou Jorge Soria Galvarro, Consultor Técnico Sênior de Infraestrutura de Carregamento da Scania.