A Foton lança nesta sexta-feira (13), no Brasil, a Tunland. Segundo a marca, a primeira picape híbrida com motor a diesel e elétrico à venda no País estreia nas versões V7 e V9. Vale dizer que a Shark, que também é híbrida e feita na China pela BYD, tem conjunto formado por motor elétrico e a gasolina. Entretanto, o modelo da Foton é um híbrido leve. Ou seja, o motor elétrico não é capaz de mover o carro sozinho.
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Ineditismo e garantia Foton ampliada

Assim, o sistema de 48V entra em ação para ajudar o motor a diesel. Como resultado, permite a redução de consumo e, dessa forma, de emissões de poluentes. Vale dizer que a diferença de preço entre as duas picapes beira os R$ 100 mil, quando se compara com a versão da Tunland de entrada. Ou seja, a V7 parte de R$ 279.990 mil e a Shark tem tabela de R$ 379.800.
Já a Tunland V9 chega por R$ 299.990. A favor da picape novata está a garantia total, de 10 anos, a maior do segmento, de acordo com a marca.
Nas duas versões a Tunland combina motor Aucan 4F 2.0 a diesel com turbocompressor de geometria variável e sistema elétrico de 48V. Assim, a potência é de 175 cv e o torque, de 46 mkgf. A linha é equipada com a transmissão automática ZF de 8 velocidades.
De acordo com a Foton, isso garante aceleração de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Além disso, o consumo médio divulgado pela empresa é de 12,5 km/l. Portanto, como o tanque tem 76 litros, a autonomia, ao menos em tese, pode chegar a 950 km.
Colabora com isso recursos como o Start&Stop. Ou seja, o sistema que desliga o motor em paradas longas, como em semáforos, e o religa automaticamente quando o motorista libera o pedal de freio. No mesmo sentido, há sistema de regeneração de energia das frenagens. Essa solução funciona como um dínamo. Dessa forma, a eletricidade excedente é enviada para uma bateria auxiliar.

Dimensões e vocação
Com 5,61 metros de comprimento, distância entre os eixos de 3,35 m e capacidade de carga de 1.000 kg, as duas versões foram projetadas para diferentes perfis. Dessa forma, a V7 prioriza aplicações severas, com suspensão de feixe de molas e foco off-road.
Já a V9 aposta no conforto. Por isso é equipada com suspensão MacPherson na traseira e traz equipamentos visuais como teto solar panorâmico.
Tecnologia embarcada
O pacote tecnológico chama a atenção. Destaque para a central multimídia de 14,6 polegadas, painel digital com tela de 12,3 polegadas, sistema de som de última geração e recursos avançados de segurança. Entre eles, seis airbags, controle de estabilidade, assistente de descida, monitoramento de pressão dos pneus e frenagem automática de emergência. Outro atrativo é o conjunto ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) na versão V9, com 13 tecnologias de assistência a condução. Reforçando o foco no público urbano e executivo.
A chegada da Tunland reforça a estratégia da Foton, que já atua no País com caminhões leves, médios, semipesados e elétricos.