Caminhões 6x2: Actros 2548, Meteor 28.480 ou S-Way 480?

Com motores equivalentes e eletrônica avançada, os caminhões 6x2 de Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen viram opção para os o transporte de longa distância

Andrea Ramos

06 de jun, 2025 · 9 minutos de leitura.

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Caminhões 6x2 para escolher: MB Actros 2548, VW Meteor 28.480 e Iveco S-Way 480
Caminhões 6x2 para escolher: MB Actros 2548, VW Meteor 28.480 e Iveco S-Way 480
Crédito:Fotos: Mercedes-Benz
Caminhões 6x2 para escolher: MB Actros 2548, VW Meteor 28.480 e Iveco S-Way 480

A venda de caminhões 6x2 vem crescendo no Brasil. Sobretudo por causa da alta no uso de implementos do tipo quarto eixo para o transporte rodoviário de longa distância. Afinal, enquanto esse conjunto pode transportar até 58,5 toneladas, um bitrem atrelado a um cavalo-mecânico 6x4 leva 57 t. Como resultado, já há marcas focando a produção de modelos 6x2 em vez do 6x4.

Assim, no transporte de combustíveis e em operações logísticas de alto volume a participação do 6x2 ganha força. Da mesma forma, isso vem ocorrendo no agronegócio. Além disso, soluções avançadas que até recentemente eram oferecidas nos caminhões mais caros agora estão também nos 6x2.

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Nesse cenário, três modelos se destacam. Ou seja, Iveco S-Way 480, Mercedes-Benz Actros 2548 LS e Volkswagen Meteor 28.480. Em comum, eles têm motores de seis cilindros em linha, transmissão automatizada e sistemas eletrônicos para atender as normas de emissões do Proconve P-8, equivalente ao Euro 6.

Potência, torque e desempenho

Caminhões 6x2 para escolher: MB Actros 2548, VW Meteor 28.480 e Iveco S-Way 480
O Meteor chegou em 2020 para atuar no transporte rodoviário de longas distâncias; Foto: VWCO

Os motores desses caminhões têm potência em torno de 480 cv. Porém, se diferenciam sobretudo na oferta de torque e na capacidade máxima de tração. No Actros 2548 são 476 cv, 235 mkgf e a maior CMT da categoria: 62 toneladas. Assim, vai bem para operações de transporte de alta capacidade.

No caso do Meteor 28.480, são 480 cv, 235 mkgf e CMT de 60 t. Segundo profissionais do mercado, o Volkswagen vem se consolidando sobretudo por causa do custo operacional. Por fim, no S-Way 480 são 480 cv, mas sobressai o torque de 250 mkgf, o maior desse trio.

Transmissão e suspensão

Outro aspecto comum nos três caminhões 6x2 é o câmbio é automatizado de 12 velocidades. Porém, no Actros a caixa é a Powershift 3 Advanced feita pela própria Mercedes-Benz. Ou seja, difere da TraXon fornecida pela ZF para o Meteor e o S-Way.

Aliás, o Iveco oferece recursos como Eco Roll, que desacopla o câmbio em descidas leves para reduzir o consumo de combustível. Além disso, há o PECC, um "piloto automático" preditivo que escolhe a marcha e ajusta a velocidade de acordo com a topografia da via à frente.

Na suspensão, Actros e Meteor utilizam molas parabólicas na dianteira e suspensão pneumática na traseira. Já o S-Way pode ter suspensão traseira pneumática ou semielíptica, dependendo da aplicação. Para operações de longa distância, a pneumática integral proporciona mais conforto e menor desgaste.


Caminhões 6x2 para escolher: MB Actros 2548, VW Meteor 28.480 e Iveco S-Way 480
O Actros 2548 6x2 está entre os 10 pesados mais vendidos do Brasil em maio - Fotos: Mercedes-Benz

Pacote de segurança e tecnologia

Todos os modelos são equipados com os sistemas obrigatórios. Entre eles o ABS, controle de tração (ASR), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e assistente de partida em rampa (Hill Holder).

Porém, o destaque vai para o Actros 2548, que oferece o pacote mais completo do segmento. Ou seja, com opcionais como Active Brake Assist 5 (ABA 5) — capaz de detectar pedestres —, assistente de ponto cego, detector de fadiga, MirrorCam (câmeras substituindo retrovisores) e faróis full LED.

O Iveco S-Way 480 e o Volkswagen Meteor 28.480 também contam com sistemas de auxílio à condução, como frenagem autônoma de emergência (AEBS), alerta de mudança de faixa (LDWS) e piloto automático adaptativo (ACC). Mas esses itens podem ser opcionais ou integrados a pacotes específicos.

Mercado e disputa entre os gigantes

De acordo com dados da Fenabrave, o segmento de cavalos-mecânicos 6x2 com mais de 450 cv vem crescendo no Brasil. Foram mais de 9 mil unidades emplacadas em 2024, impulsionadas principalmente pelo transporte agro, segmentos de cargas industriais e transporte de combustíveis.


Por ora, a liderança de vendas é o Iveco S-Way, que até maio teve 793 unidades vendidas. O modelo ganhou terreno com a nova linha Euro 6, priorizando conforto, recursos tecnológicos e relação custo-benefício.

O Mercedes-Benz Actros, que mantém tradição no mercado brasileiro e forte estrutura de pós-venda, no período teve 638 unidades vendidas. O Volkswagen Meteor, lançado em 2020, já conquistou boa fatia de mercado com preço competitivo e mecânica confiável.

A escolha entre os três vai depender do perfil da operação, bem como do foco da transportadora. Seja em desempenho, tecnologia ou preço.

Caminhões 6x2 para escolher: MB Actros 2548, VW Meteor 28.480 e Iveco S-Way 480
Fotos: Iveco

Com relação ao preço, de acordo com a Fipe, o representante da Iveco custa R$ 913.497. Enquanto o Mercedes-Benz parte de R$ 843.075 e o Volkswagen Meteor 6x2 sai por R$ 914.250.


Confira a ficha técnica dos três caminhões

Iveco S-Way 480

  • Motor: FPT Cursor 13 | 12,9 litros | 480 cv a 1.400-1.900 rpm | 250 mkgf a 1.000-1.400 rpm
  • Transmissão: ZF TraXon (12 marchas) com Eco Roll e PECC
  • Suspensão: Dianteira parabólica, traseira pneumática ou semielíptica
  • CMT: 60.000 kg
  • Velocidade máxima: 120 km/h
  • Pacote de segurança: AEBS*, LDWS*, ACC*, EBS, ESC (*opcional)

Mercedes-Benz Actros 2548 LS BlueTec 6

  • Motor: MB OM 460 LA | 12,8 litros | 476 cv a 1.600 rpm | 235 mkgf a 1.100 rpm
  • Transmissão: Automatizada Powershift 3 Advanced (12 marchas)
  • Suspensão: Dianteira parabólica, traseira pneumática
  • CMT: 62.000 kg
  • Velocidade máxima: 120 km/h
  • Pacote de segurança: EBS, ESC, Hill Holder, MirrorCam*, ABA 5*, entre outros (*opcional)

Volkswagen Meteor 28.480

  • Motor: MAN D26 | 12,4 litros | 480 cv a 1.800 rpm | 235 mkgf a 950 rpm
  • Transmissão: ZF TraXon (12 marchas)
  • Suspensão: Dianteira parabólica, traseira pneumática
  • CMT: 60.000 kg
  • Velocidade máxima: 120 km/h
  • Pacote de segurança: AEBS*, LDWS*, ACC*, EBS, ESC (*opcional)

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