Notícias

Marcopolo entrega primeiros ônibus urbanos com dois eixos dianteiros direcionais

Novo ônibus urbano Torino com dois eixos dianteiros direcionais usa o chassi Volksbus 22.260 6x2; modelo está em serviço em Caxias do Sul

Redação

06 de jun, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

dois eixos direcionais, Marcopolo, Torino
Ônibus com dois eixos dianteiros direcionais tem maior capacidade de manobra
Crédito:Marcopolo/Divulgação

A Marcopolo iniciou nesta semana a entrega dos primeiros ônibus urbanos com dois eixos dianteiros direcionais. O modelo Torino de 15 metros foi desenvolvido para operar com o chassi Volksbus 22.260 Euro VI 6x2 e já integra a frota da Visate (Viação Santa Tereza), concessionária do transporte coletivo de Caxias do Sul (RS).

De acordo com o fabricante, essa nova configuração amplia a capacidade operacional dos veículos em áreas urbanas de tráfego intenso e ruas estreitas. Além disso, os dois eixos direcionais permitem manobras mais ágeis, uma capacidade importante para frotas que atuam em centros urbanos com restrições de espaço.

Segundo Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais para o mercado interno e marketing da Marcopolo, o novo Torino atende às necessidades específicas dos operadores. “Mais uma vez, a Marcopolo entrega uma solução sob medida, com foco na eficiência e no conforto. A Visate, como parceira de longa data, é a primeira a operar com essa configuração inédita”, disse o executivo.

Ônibus com dois eixos direcionais oferece mais conforto

O novo Torino encomendado pela Visate possuem 47 poltronas City Estofada, sistema de ventilação Citvent e tomadas USB distribuídas pelo salão de passageiros. Ademais, o layout interno segue os padrões do transporte urbano de Caxias do Sul, o que facilita a integração com o restante da frota.

dois eixos direcionais, Marcopolo, Torino
Novo Torino com dois eixos direcionais está em operação em Caxias do Sul- Marcopolo/Divulgação

Conforme a Marcopolo, o chassi Volksbus 22.260 Euro VI 6x2 com os dois eixos dianteiros direcionais melhora a estabilidade do veículo nas curvas e reduz o raio de giro. Até então, essa configuração era inédita no transporte coletivo urbano brasileiro.

Além dos veículos com dois eixos direcionais, a renovação da frota da Visate incluiu outros seis ônibus do modelo Torino, com 12,5 metros de comprimento. Esses modelos menores utilizam chassi Volksbus 17.230 Euro VI, contam com três portas, elevador de acessibilidade, ventilação Citvent, tomadas USB e acomodam até 82 passageiros.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião