A MAN Truck & Bus anunciou o seu primeiro caminhão autônomo. Segundo a marca, trata-se de um marco para o setor de transporte rodoviário de cargas. O modelo faz parte da iniciativa ATLAS-L4. Ou seja, voltada ao desenvolvimento de veículos pesados com sistema de condução autônoma de nível 4.
Dessa forma, na prática, isso significa que o caminhão é capaz de rodar sem motorista em rotas previamente definidas e sob supervisão remota. O que representa um passo importante rumo à automação completa no transporte de cargas.
VEJA MAIS:
- Caminhões a gás ganham força no Brasil com novas linhas de financiamento
- Iveco S-Way faz sucesso no Brasil e terá novas versões
- Tecnologia alternativa ao diesel será regionalizada, diz Marcelo Gallao, da Scania
Sobre o projeto
O projeto é financiado pelo Ministério Federal Alemão de Assuntos Econômicos e Proteção Climática, que destinou € 59,1 milhões (cerca de R$ 386,5 milhões). O valor visa viabilizar a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia.
Além disso, a iniciativa conta com o trabalho conjunto de mais de 150 engenheiros e especialistas de empresas renomadas e instituições acadêmicas. O resultado é um caminhão projetado para operar com segurança em rodovias, bem como realizar o transporte entre centros logísticos de forma autônoma.
A tecnologia do MAN
Entre os principais destaques do caminhão autônomo da MAN estão o sistema de frenagem redundante, que garante a segurança mesmo em situações de emergência, e a arquitetura de rede de bordo e direção com backup. Assim, evita a perda de controle do veículo.

Outro diferencial é o avançado sistema de segurança cibernética, que protege toda a operação contra falhas e ataques externos. O modelo também conta com monitoramento remoto em tempo real. Ou seja, permitindo que operadores assumam o controle caso necessário, além de conceitos de degradação funcional, que asseguram o funcionamento seguro do veículo mesmo em situações adversas.
Perspectivas
O caminhão foi apresentado oficialmente em maio. E, embora ainda seja um protótipo, o caminhão autônomo da MAN já está finalizado e servirá de base para o desenvolvimento de futuras linhas comerciais.
Todavia, a fabricante ainda não divulgou a data de lançamento ou o preço do modelo. Mas a expectativa é que a tecnologia avance rapidamente nos próximos anos.
Por meio de comunicado, a MAN informa que o objetivo principal é aumentar a eficiência, elevar o nível de segurança nas estradas e reduzir os custos operacionais. Além disso, quer contribuir para a sustentabilidade no transporte rodoviário de cargas.
A MAN reforça que, apesar dos desafios técnicos e regulatórios que ainda precisam ser superados, a tecnologia de veículos autônomos está em ritmo acelerado de evolução. Com isso, o transporte de cargas por caminhões sem motorista se aproxima cada vez mais de se tornar realidade nas rodovias europeias. E, futuramente, em outras regiões do mundo.