Notícias

China ativa mais de 100 caminhões autônomos elétricos em mina

Caminhões elétricos da fabricante XCMG operam sem motorista e usam rede 5G da Huawei em mina de carvão na China

Thiago Vinholes

26 de mai, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

China, caminhão autônomo,
Mina de carvão na China tem a maior frota de caminhões elétricos e autônomos do mundo
Crédito:Huawei/Divulgação

O grupo estatal Huaneg, da China, iniciou a operação de mais de 100 caminhões de mineração autônomos e totalmente elétricos na mina de carvão de Yimin, na Mongólia Interior. A frota, considerada a maior do tipo em atividade no mundo, emprega o modelo ZNK95 da XCMG. O projeto tem suporte da infraestrutura de conectividade 5G-Advanced da Huawei.

A operação marca a primeira fase de um plano que prevê a implantação de 300 veículos até 2028. De acordo com a Huaneng Ruichi, divisão responsável pelos caminhões, cada unidade transporta até 90 toneladas métricas por 60 quilômetros. Além disso, os modelos autônomos oferecem eficiência operacional 20% superior à de caminhões convencionais conduzidos por humanos.

Os veículos estão integrados ao Serviço de Nuvem de Condução Autônoma de Veículos Comerciais (CVADCS), da Huawei, que permite comunicação direta entre os caminhões e a central de controle por meio da rede 5G.

Huawei usa 5G para coordenar veículos em tempo real

A Huawei afirma que a tecnologia empregada na mina permite sincronização em larga escala entre os veículos e a infraestrutura digital da operação. Dessa forma, a conectividade viabiliza decisões autônomas e gerenciamento remoto dos caminhões, sem depender de processamentos embarcados ou intervenções humanas.

China, caminhão autônomo,
Caminhão empregado da operação é o ZNK95 da fabricante XCMG - Huawei/Divulgação

Apesar de o comunicado não trazer todos os detalhes técnicos, caminhões de mineração como o ZNK95 operam com baterias LFP de até 422 kWh, motores elétricos com 565 cv potência e torque máximo de 234,53 mkgf. O conjunto foi projetado para aplicações de carga pesada e terrenos irregulares.

De acordo com o grupo Huaneng, a operação em Yimin segue o movimento de eletrificação observado em outros setores da infraestrutura chinesa, como os portos. Além disso, o projeto com caminhões autônomos no campo de mineração é parte da estratégia do país asiático de digitalização da indústria com uso de inteligência artificial e redes avançadas.

Além disso, a Huawei avalia a possibilidade de levar esse modelo de operação para outros mercados, incluindo América Latina e África.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião