Mercado

Scania reposiciona portfólio da geração de caminhões com motor Super no Brasil

A Scania começa a trabalhar comercialmente os caminhões Scania Super com potências de 420 cv e 500 cv no Brasil; sendo o preço um dos atrativos

Andrea Ramos

22 de mai, 2025 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Scania reposiciona portfólio da geração de caminhões com motor Super no Brasil
Scania reposiciona portfólio da geração de caminhões com motor Super no Brasil
Crédito:Fotos: Scania
Scania reposiciona portfólio da geração de caminhões com motor Super no Brasil

Com a produção e venda estabilizada no Brasil dos caminhões com motorização Super de 460 cv e 560 cv, a Scania começa a explorar com mais força o potencial dos demais modelos da gama nas potências de 420 cv e 500 cv. Afinal, são opções mais acessíveis em termos de custo de aquisição, frente aos modelos da família Plus de 450 cv e 540 cv. Mas com os ganhos de eficiência característicos da geração Super.

Segundo o diretor de vendas e soluções da Scania, Alex Nucci, o processo de ramp-up da produção exigiu escolhas estratégicas no início da operação da linha Super no País. Com limitações no fornecimento de componentes, a Scania priorizou os modelos que seriam mais vendidos por questões culturais de mercado. Por isso, os modelos com as potências de 460 e 560 cv foram os escolhidos, se tornando carros-chefe da linha.

“Agora, com o abastecimento regularizado, vamos começar a investir de forma mais equilibrada em todas as motorizações lançadas simultaneamente”, explica Nucci.

420 e 500 Super com custo competitivo

As versões 420 cv e 500 cv chegam para atender clientes que buscam eficiência e desempenho. Mas com um investimento inicial mais baixo. No caso do 420 Super, por exemplo, a diferença de preço em relação ao 460 gira em torno de 4% a 5%. O que representa uma alternativa real para quem busca menor custo de aquisição sem abrir mão da tecnologia Super.

A Scania explica que o modelo 420 oferece uma economia de até 8% em relação à geração anterior Plus, entregando um torque próximo ao do Plus 450, mas com um custo menor. Assim, a proposta é clara: permitir que o cliente escolha entre três faixas de configuração, especialmente no segmento 6x2.


Dessa forma, os modelos ficam subdivididos nas opções de alta performance, com motores de 460 ou 560 cv; economia com performance, com 420 ou 500 cv; e velocidade média superior com custo intermediário, oferecida pelos modelos Plus 450 cv ou 540 cv.

Adequação à aplicação: mais opções para mais operações

No segmento de transporte leve, como carretas 4x2 atreladas às composições de três eixos, o motor 420 surge como o "novo 450" da geração anterior. Nucci, acredita que este modelo deverá ser popular e dominar o mercado por sua combinação de eficiência, economia e preço competitivo.

Já para operações mais pesadas, como carretas de quatro eixos, a Scania continua recomendando as versões 460 ou até mesmo 500 cv, devido à necessidade de torque elevado. Assim como a manutenção da velocidade média em trechos com topografia acentuada.

A tendência de mercado e o futuro do Plus

Com a linha Super se consolidando, a tendência natural do mercado é migrar gradualmente para os novos modelos. O que pode reduzir o espaço do portfólio Plus. Ainda assim, a Scania mantém o compromisso com a escolha do cliente.

“Não vamos eliminar o Plus. Mas com o Super entregando mais performance, economia de até 8% e preços mais próximos ao do Plus, o mercado deve, naturalmente, migrar. Porém, o nosso papel é oferecer um portfólio completo para cada tipo de operação e perfil de cliente”, explica Alex Nucci.


Scania reposiciona portfólio da geração de caminhões com motor Super no Brasil
O mercado deve encontrar mais nas estradas os modelos 420 R e 500 R - Fotos: Scania

Tabela 2 – Comparativo de Posicionamento e Aplicações

ModeloSegmento IdealPosição no PortfólioCusto de Aquisição (em relação ao 460)Aplicações Recomendadas
420 Super4x2 / 6x2Entrada Super-4% a -5%Carretas 3 eixos, baú, sider, tanque
460 Super6x2 / 6x4  Carro-chefeBaseAplicações mistas e de alta performance/ 4 eixos
500 Super6x4Intermediário Super-2% a -3% em relação ao 540 PlusComposições pesadas com menor custo
560 Super6x4Topo da linha Super+ (em relação ao 460)Transporte pesado, 74 toneladas
450 Plus6x2Alternativa ao 420 com + velocidadeSimilar ao 420Quando se prioriza velocidade média
540 Plus6x4Alternativa ao 500 SuperSimilar ao 500Rotas com topografia exigente
Fonte: Scania

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião