A Fiat iniciou a venda no Brasil do Scudo com nova motorização 2.2 turbodiesel. De acordo com a montadora, o motor entrega 150 cv de potência e 37,7 mkgf de torque, aumento de 30 cv e 23,2% no torque em relação à versão anterior. O modelo está disponível nas versões Cargo e Multi.
- VEJA MAIS:
- Teste da Iveco com caminhão semiautônomo confirma segurança e economia
- Actros "Estrela Delas" estreia na frota da Ever Express com foco nas motoristas
- VWCO testa novo ônibus elétrico com operadores em São Paulo
Conforme dados da marca, o consumo de combustível da van melhorou com o novo motor. Na cidade, o Scudo registra 12,4 km/l, e na estrada, 13,7 km/l, sendo 4,2% e 15,1%, respectivamente, mais eficiente que o modelo anterior. Ademais, a capacidade de carga permanece em até 1,5 tonelada, com volume útil de 6,1 m³ e comprimento total de 5,3 metros.
O Scudo é mais um veículo do grupo Stellantis que utiliza o novo motor MultiJet 2.2 Turbodiesel. Atualmente, a companhia equipa diversos modelos com esse propulsor, como as versões diesel das picapes Fiat Toro e Ram Rampage, além dos furgões Peugeot Expert e Citroën Jumpy, entre outros. A Fiat equipava a versão anterior da van com a motorização 1.5 turbodiesel BlueHDi, desenvolvido originalmente pela PSA Peugeot-Citroën.

DE acordo com a Fiat, o Scudo oferece retomadas de velocidade mais rápidas, com 7,5 segundos para acelerar de 60 a 100 km/h e 10,9 segundos de 80 a 100 km/h, média de dois segundos de melhora. Além disso, o veículo pode ser conduzido por motorista com CNH categoria B.
Equipamentos, versões e preços
Em 2024, o Scudo passou por uma atualização visual, incluindo novos para-choques frontais, faróis redesenhados e grade do radiador revisada. O interior tem direção elétrica, limitador e controlador de velocidade, além de painel digital personalizável.
Os preços oficiais são R$ 223.990 para a versão Cargo e R$ 229.990 para a Multi.