O caminhão pode ser mais do um veículo para transportar carga. E poucos sabem disso melhor que o australiano Rob Waters, que levou seu Kenworth para a edição 2025 do Speed Week. Ou seja, o evento de velocidade nas salinas do Lago Gairdner, no sul da Austrália. Não por acaso, o cavalo mecânico foi apelidado de "The Prospector". Ou seja, algo como "garimpeiro" em tradução livre.
Afinal, o cavalo-mecânico da marca americana está bem longe de ser um caminhão convencional. Conforme Waters, o Kenworth W900 recebeu várias adaptações para se tornar um campeão de provas de velocidade. Nesse sentido, a suspensão foi rebaixada e o capô é alongado para melhorar a aerodinâmica.
VEJA MAIS:
- Scania 560 G Super XT recém-lançado para o transbordo de cana terá versão a gás
- Venda de caminhões usados cresce em 2025 com domínio da Mercedes-Benz
- Com juros altos, transportadores adiam compra de caminhões; veja alternativas
Mas ainda há outras alterações. O motor, em vez de ficar atrás da grade dianteira, típico dos caminhões norte-americanos, também vendidos na Austrália, está instalado no chassi estendido, atrás da cabine. Como resultado, o Kenworth de Waters mede cerca de 9 metros de comprimento.

O motor
Além isso, no visual chama atenção a cor amarela da cabine, além de detalhes como grade e "boné" feitos de alumínio. Aliás, vale ressaltar que o tanque de combustível é, na verdade, um barril de cerveja cromado. Ou seja, em todos os detalhes, trata-se de um caminhão "divertido e ousado."
No mesmo sentido, houve um cuidado especial com o trem de força. O motor turbodiesel Caterpillar de 13 litros, por exemplo, veio de um caminhão basculante de mineração. De acordo com Waters, com os ajustes o modelo conta com cerca de 1.500 cv de potência.
Recorde de velocidade
Assim, as mudanças visaram deixar o modelo pronto para participar do conhecido evento de velocidade australiano. Como resultado, o Kenworth de Waters estabeleceu recorde de velocidade ao alcanças os 227 km/h. Ou seja, The Prospector é o caminhão com motor a diesel modificado mais rápido da categoria na Austrália.
Todavia, o dono do caminhão não quer parar por aí. De acordo com ele, o próximo objetivo é romper a barreira dos 240 km/h e, depois, os 256 km/h. Para isso, o Kenworth deverá receber várias outras melhorias. Vale dizer que o cavalo-mecânico de Waters foi construído em apenas cinco meses.