Uma caravana inédita de motorhomes e trailers percorrerá dezenas de cidades do Paraná ao longo de 2025. A iniciativa faz parte do Circuito Caminhos do Paraná – Circuito Costa Rica, cuja primeira etapa será realizada de 23 de maio a 1º de junho em nove municípios da Costa Noroeste do Estado do Paraná. Além de promover o turismo sobre rodas, o projeto levará atrações culturais, gastronômicas, sociais e ambientais às comunidades locais.
- VEJA MAIS:
- Kia lança Bongo K2500 4x4 com garantia maior e manutenção mais espaçada
- Emplacamentos de implementos caem 3,72% com juros altos e menos investimentos
- Aerodinâmica de avião melhora consumo de combustível dos novos caminhões da Volvo
O evento foi idealizado por Alexandre Boff, presidente da Expo Motorhome, a maior feira nacional de campismo e caravanismo, realizada anualmente em Pinhais (PR). De acordo com Boff, o objetivo é mostrar ao público a experiência de viajar com a casa nas costas. “Em cada cidade, faremos um grande e festivo acampamento, mostrando como funciona o turismo sobre rodas e o estilo de vida desses aventureiros”, afirma.
Roteiro começa por Diamante do Norte e segue até Altônia
A caravana sairá de Diamante do Norte, no dia 23 de maio, onde os participantes estacionarão em frente à Prefeitura. Em seguida, o grupo passará por Nova Londrina (24/5), Loanda (25/5), Marilena (26/5), São Pedro do Paraná (27/5), Porto Rico (28/5), Querência do Norte (29 e 30/5), Icaraima (31/5) e Altônia (1º/6). Em cada cidade, os veículos ocuparão espaços públicos, como praças e áreas próximas aos balneários.
Conforme anunciado pelos organizadores, cerca de 20 veículos participarão da etapa inicial, incluindo trailers, motorhomes, minitrailers e campers. Além disso, fabricantes desses modelos também integrarão o trajeto, apresentando ao público seus produtos.

Após o percurso no Paraná, a caravana seguirá viagem até Foz do Iguaçu (PR). Haverá também paradas em Ciudad del Este, no Uruguai, bem como em Posadas, na Argentina.
Projeto prevê impacto no turismo e na infraestrutura local
Além de promover entretenimento, a caravana também realizará ações de educação ambiental nas cidades que visitar. As equipes envolvidas vão plantar árvores, ministrar palestras sobre descarte correto de resíduos e orientar o público sobre a preservação dos espaços de camping e estacionamento. A Simples Marketing, que organiza a caravana, coordenará todas essas ações.
“A educação ambiental também receberá especial atenção por meio de plantio de árvores e palestras sobre correto descarte de resíduos e preservação dos espaços de camping e estacionamento”, explica Simone Maria Nunes, proprietária da Simples Marketing.
De acordo com Eros Tozetto, presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico Rotas do Pinhão, o circuito vai estimular a economia local. “Certamente haverá uma mobilização nacional e internacional, fortalecendo a identificação do caravanismo com o Paraná, um dos estados que mais investem em turismo no Brasil”, afirma.

Além disso, Tozetto também destacou os desdobramentos do evento para o setor privado: “O Circuito Caminhos do Paraná é uma nova iniciativa que incentiva os empresários a investirem em pontos de apoio aos caravanistas, ampliando a malha da infraestrutura e gerando novos empregos.”
Por fim, os organizadores planejam expandir o circuito para outras regiões turísticas ao longo do ano. As próximas etapas devem incluir as Rotas do Pinhão, o Litoral Paranaense, Angra Doce e os Campos Gerais, com datas que a organização ainda vai definir.