Notícias

Volkswagen Caminhões aposta nos serviços para enfrentar desafios dos extrapesados

Aumento da oferta de serviços e alternativas como locação e consórcio são apostas da Volkswagen Caminhões para reverter a queda na venda de caminhões

Andrea Ramos

17 de mai, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen Caminhões aposta nos serviços para enfrentar desafios dos extrapesados
Frota de Meteor
Crédito:Fotos: VWCO
Volkswagen Caminhões aposta nos serviços para enfrentar desafios dos extrapesados

Diante de um cenário econômico difícil, marcado pelo aumento da inadimplência e das taxas de juros, bem como pela restrições de crédito, a Volkswagen Caminhões aposta em novos produtos, serviços e alternativas ao CDC para recuperar as vendas. Dessa forma, a empresa busca driblar a retração no segmento de extrapesados.

Nesse sentido, a marca oferece, por exemplo, o Meteor Highline. Segundo a empresa, nessa versão, que foi lançada na edição de 2024 da Fenatran, o destaque são as soluções eletrônicas. O cavalo-mecânico tem, por exemplo, painel de instrumentos digital de 10 polegadas e sistema multimídia com tela de 7”.

Além disso, a marca informa que o consumo de combustível é até 10% menor. Porém, essa não é a única frente de atuação da empresa. A oferta de serviços foi ampliada e, com isso, a adesão aos contratos de manutenção cresceu. Atualmente, 15% dos compradores de caminhões extrapesados adquirem um desses planos.

Portanto, houve avanço de mais de 50% nas vendas desse tipo de serviço. Conforme o vice-presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, isso também é resultado da profissionalização do setor. Segundo ele, os contratos de manutenção garantem maior previsibilidade de custos.

Volkswagen aposta na locação e consórcio

Ademais, com a dificuldade de obtenção de crédito e o aumento do preço, de em média 10% no caso dos extrapesados, os compradores estão migrando para outras modalidades de negócio. Assim, a locação de caminhões e o consórcio com entrega programada vêm ganhando destaque.


Conforme a VWCO, nessas duas modalidades a alta no número de negócios mais do que dobrou. Seja como for, Alouche reconhece o avanço é sobre uma base baixa. “Muitos clientes estão migrando para locação, principalmente os com dificuldade de obter crédito via CDC. O consórcio também ganhou força pela previsibilidade de entrega do veículo”, diz.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião