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Caminhões médios: VW Delivery é líder e novo Accelo se destaca

Os caminhões médios da Volkswagen e da Mercedes-Benz foram os mais vendidos de toda a indústria em abril junto com Volvo FH 540

Andrea Ramos

12 de mai, 2025 · 7 minutos de leitura.

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Caminhões médios: VW Delivery 11.180 lidera, mas o preço do MB Accelo 1017 atrai
Caminhões médios: VW Delivery 11.180 lidera, mas o preço do MB Accelo 1017 atrai
Crédito:Fotos: VWCO
Caminhões médios: VW Delivery 11.180 lidera, mas o preço do MB Accelo 1017 atrai

O Volkswagen Delivery 11.180 foi o mais o caminhão mais vendido do Brasil em abril. Segundo dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, o modelo teve 520 emplacamentos no mês passado. Assim, desbancou o Volvo FH, que costuma liderar o ranking e ficou em segundo lugar, com 451 vendas. Portanto, o Delivery também liderou o ranking de caminhões médios.

Vele dizer que o bom resultado do Volkswagen tem a ver com vários fatores. Por exemplo, os pesados, que tradicionalmente lideram as vendas, estão patinando. Segundo a Anfavea, que reúne as fabricantes, o principal motivo são as altas taxas de juros. Ou seja, como a maior parte das vendas é feita por meio de financiamento, o impacto é grande.

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Por outro lado, os caminhões médios são compras mais voltadas ao varejo. Além disso, o aumento do consumo e o crescimento do comércio eletrônico têm mantido aquecido esse segmento.

Volkswagen Delivery 11.180 lidera vendas e desafia os gigantes

Mas, independentemente das condições do mercado, desde 2018 o Delivery 11.180 lidera as vendas entre os caminhões médios e figura entre os primeiros colocados de toda a indústria. Em 2025, não parece ser diferente. No acumulado de janeiro a abril, o modelo ocupa a segunda posição nas vendas totais, com 1.870 unidades vendidas. Isso representa 39,3% de participação no segmento de médios.


Segundo Allan Hungria, engenheiro de marketing de produto da Volkswagen Caminhões, a plataforma de carga do modelo é um dos principais atrativos. Além disso, o acabamento interno da cabine também é um diferencial. A configuração mais vendida — e também a mais versátil — conta com distância entre eixos de 4.400 mm, permitindo o uso de uma plataforma de 5.800 mm. Como resultado, o Delivery 11.180 pode receber implementos como baús de carga geral, carrocerias carga seca e até baús frigoríficos maiores, sendo ideal para transporte de carga volumosa.

O modelo tem carga útil de 7 toneladas e PBT de 10,8 toneladas. Sua cabine conta com acabamento considerado o mais premium da categoria. De série, o pacote Prime inclui bancos com revestimento em couro sintético (sendo o do motorista com suspensão pneumática), rádio com Bluetooth e volante multifuncional.

Desde o início do ano, o caminhão também oferece o pacote Highline. Ou seja, com central multimídia de 7” e painel digital de 10”.

Sob o capô, o Delivery 11.180 é equipado com motor Cummins de quatro cilindros em linha, que entrega 175 cv a 2.800 rpm e torque de 61,1 mkgf entre 1.100 e 1.800 rpm. O conjunto pode ser acoplado a uma caixa manual Eaton ou à automatizada V-Tronic de seis marchas.

Mercedes-Benz reage com cabine renovada

Diante da boa performance do Delivery 11.180, a Mercedes-Benz decidiu atualizar a cabine do Accelo, projeto que já soma mais de duas décadas. Por isso, lançou o novo Accelo 1117, que já ocupa a sétima posição nas vendas, com 108 unidades emplacadas no primeiro quadrimestre de 2025.


Tecnicamente, o 1117 tem vantagem na capacidade de carga útil: 8,9 toneladas, ante 8,3 t do Accelo 1017. Além disso, ganhou melhorias como nova suspensão, reforços nos eixos e direção. O design também mudou: agora com faróis de LED, catalisador reposicionado e novo mapa de injeção, que garante uma redução de até 3% no consumo de combustível em relação ao 1017.

Todavia, a cabine dos modelos 1117 e 1017 permanece a mesma. O acabamento é mais simples se comparado ao Volkswagen, mas oferece maior espaço interno, algo valorizado em entregas urbanas. Nesse sentido, há até mais espaço atrás dos bancos.

Caminhões médios: VW Delivery 11.180 lidera, mas o preço do MB Accelo 1017 atrai
Em caminhões médios, o novo Accelo 1117 ocupa a sétima posição nas vendas - Fotos: Mercedes-Benz

Preço ainda favorece o Accelo 1017

O Accelo 1017 segue como o segundo caminhão médio mais vendido entre janeiro e abril, com 1.526 unidades. Isso representa 32% de participação no segmento. Porém, em abril, foi o terceiro modelo mais vendido de toda a indústria, com 371 unidades.

Esse desempenho está relacionado ao preço. Com a nova geração chegando cerca de 8% mais cara, muitos clientes estão aproveitando as últimas unidades do modelo atual.


O Accelo 1017 é equipado com motor Mercedes-Benz OM-924, quatro cilindros em linha, com 163 cv a 2.200 rpm e torque de 62 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm. A transmissão, manual ou automatizada, é a G-70, fabricada pela própria marca.

De acordo com a Tabela Fipe, os preços são os seguintes. O Accelo 1017 custa R$ 399 mil; Accelo 1117 — R$ 409 mil; Volkswagen Delivery 11.180 — R$ 412 mil.

Confira os 10 caminhões médios mais vendidos em abril e no acumulado

  1. VW Delivery 11.180 – 520 (1.870)
  2. 2. MB Accelo 1017 – 371 (1.526)
  3. Iveco Tector 11-190 – 72 (274)
  4. VW Delivery 13.180 – 70 (257)
  5. Mercedes-Benz Atego 1419 – 44 (203)
  6. Mercedes-Benz Accelo 1317 - 33 (167)
  7. Mercedes-Benz Accelo 1117 – 70 (108)
  8. VW Constellation 14.210 – 26 (107)
  9. Foton Aumark 1217 A – 31 (106)
  10. Mercedes-Benz Atego 1418 – 9 (36)

*Fonte: Fenabrave

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