Os Correios deram início, em abril, a um projeto-piloto que introduz vans elétricas One fornecidas pela startup brasileira Arrow Mobility. A primeira etapa do teste acontece na cidade de São Paulo e se estende ao longo deste mês.
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Fabricadas em Caxias do Sul (RS), as vans da Arrow Mobility contam com sistema walk-in-van, que permite o acesso à carga por dentro do veículo. De acordo com a empresa gaúcha, esse recurso facilita o manuseio de encomendas, aumenta a segurança e reduz o tempo de parada em cada entrega.
Além disso, o veículo se alinha ao objetivo dos Correios de melhorar a experiência de seus colaboradores. Segundo o fabricante, as vans oferecem climatização, espaço interno otimizado e ambiente mais silencioso, condições que tornam o trabalho mais ergonômico e menos desgastante. Os testes também permitirão mensurar ganhos em economia de combustível, agilidade e qualidade das entregas.
Ao longo das provas, os Correios acompanharão os resultados para avaliar a viabilidade da expansão da frota elétrica para outras regiões. Ademais, a estatal utilizará os dados obtidos nos ensaios para embasar decisões futuras sobre infraestrutura de recarga, desempenho operacional e custos logísticos.
Van elétrica testada pelos Correios tem alcance de 200 km
A Arrow Mobility já fornece veículos elétricos para grandes varejistas, como Mercado Livre e Amazon, por meio da operadora To Do Green. Agora, com o envolvimento dos Correios, o veículo desenvolvido no Brasil ganha espaço no setor público.
O cofundador da startup, Marcelo Simon, destacou a importância da colaboração com a empresa publica: “Estamos oferecendo uma solução segura, eficiente e ambientalmente responsável. É uma honra contribuir com os Correios, uma empresa símbolo nacional que aposta na inovação e em tecnologia brasileira”.
De acordo com a empresa, a van elétrica atende operações Last Mile. Essa fase corresponde à última etapa na entrega de mercadorias compradas on-line, quando o veículo se desloca de um centro de distribuição até o destino final da encomenda. Dessa forma, atuando nesse modelo de trabalho, o One tem alcance de 200 km e capacidade de carga de até 2.000 kg em um compartimento de 16,5 m³.