A Mercedes-Benz Vans atingiu um marco histórico ao produzir a van Sprinter de número cinco milhões. O veículo comemorativo, uma eSprinter totalmente elétrica, saiu da linha de montagem da fábrica de Charleston, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e foi entregue à FedEx. A marca alemã iniciou a produção do veículo comercial em 1995. Atualmente, o modelo está na terceira geração.
- VEJA MAIS:
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
- Conheça as 'Big Four', as maiores fabricantes de caminhões da China
- Fiorino elétrico por assinatura: startup aposta na conversão de furgões para frotas
Desde 2006, Charleston abriga a única planta da empresa dedicada à produção de vans na América do Norte. A Mercedes-Benz também produz a linha mais recente da Sprinter em fábricas na Alemanha, Argentina, Argélia e na China. Além disso, a Iran Khodro Diesel produz sob licença o modelo da primeira geração no Irã.
Com mais de 1.600 funcionários, a unidade de Charleston possui uma das linhas de montagem mais avançadas da Sprinter. O local utiliza, por exemplo, processos automatizados para transportar componentes pela fábrica e emprega ferramentas digitais de capacitação. Em 2024, a Mercedes-Benz investiu US$ 50 milhões no complexo para iniciar a produção da eSprinter.
Sprinter estreou no Brasil em 1997
A Sprinter estreou no Brasil em 1997. O modelo vendido no mercado nacional é feito em Virrey del Pino, na Argentina. Recentemente, a Mercedes-Benz vendeu essa fábrica ao grupo Open Cars Argentina. A produção do veículo no local continua, mas agora sob licença da marca alemã.

De acordo com a montadora, a Sprinter soma 200 mil unidades vendidas no Brasil. Atualmente, a linha oferecida no mercado nacional inclui versões para carga e passageiros, com motorização diesel e, no caso da eSprinter, elétrica.