Diversas marcas, sobretudo asiáticas, apostam no hidrogênio como alternativa para reduzir as emissões do setor de transporte de carga. Assim, obviamente já há bons destaques nesse sentido. É o caso do Hyundai Xcient, caminhão pesado que recebeu atualizações para atuar no mercado norte-americano.
Para isso, a sul-coreana participa da Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2025. O evento, que promove inovações na área de transporte, termina nesta quinta-feira (1) na Califórnia (EUA). O Xcient, primeiro caminhão com célula a hidrogênio feito em série do mundo, é um dos destaques da feira.
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Conforme a Hyundai, o modelo foi apresentado ao público em 2013. Porém, a produção em série só teve início em 2020. Desde então, na Suíça, seu principal mercado, o Xcient rodou 13 milhões de quilômetros. Com base nessa experiência, a marca expandiu a oferta do caminhão a hidrogênio para mais 12 países.
Caminhão Hyundai Xcient estreou nos EUA em 2024
Nos EUA, os testes com o caminhão a hidrogênio da Hyundai começaram em 2021. Inicialmente, em operações de transporte entre os Estados da Califórnia e da Geórgia. Seja como for, a versão do Xcient feita para o mercado norte-americano estreou na edição de 2024 da ACT Expo.
Agora, o modelo volta à feira com atualizações no sistema de célula a combustível. Além disso, a Hyundai informa que há novos recursos de assistência ao motorista, bem como cabine redesenhada. Seja como for, o sistema de célula a combustível diferencia o Xcient dos demais caminhões da Classe 8, como os pesados de uso rodoviário são classificados nos EUA.

Conforme a marca, além das duas baterias de 90 kW cada, há outra de 72 kW. Além disso, o Xcient tem dez tanques com capacidade total de 68 kg de hidrogênio. Como resultado, a autonomia pode passar dos 720 km, de acordo com dados da marca.
Motor elétrico gera quase 480 cv e 228 mkgf
O motor elétrico gera potência de 350 kW, cerca de 476 cv, e torque de 228 mkgf. Assim, pode, conforme a Hyundai, rebocar 37 toneladas. Entre as atualizações mostradas na ACT há frenagem automática de emergência, alerta de saída involuntária de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Além disso, há alerta de ponto cego e de risco de colisão frontal. Na cabine, o destaque é a novo painel digital de 12,3 polegadas, assim como central multimídia com tela sensível ao toque do mesmo tamanho. Seja como for, o sistema também tem botões físicos integrados ao console central.
Conforme a Hyundai, o caminhão que está no ACT Expo é apenas uma amostra do que vem pela frente. De acordo com a marca, 30 unidades do Xcient já estão em operação nos portos de Oakland e Richmond, na Califórnia. Os veículos integram o projeto NorCAL ZERO, voltado à redução de emissões no Estado.
Honda mostra célula a combustível em caminhão Peterbilt
Trata-se da maior frota de caminhões a hidrogênio da América do Norte. Segundo os responsáveis pela inciativa, esses modelos rodaram mais de 724 mil km desde o inicio do projeto, há dois anos. Além disso, outros 21 caminhões operam nas instalações da Hyundai Motor na Geórgia.
Para ampliar sua expansão nos EUA, a Hyundai vai transformar sua área de negócios de hidrogênio em uma plataforma aberta. Dessa forma, está criando sua primeira estação de abastecimento de hidrogênio e recarga elétrica para caminhões pesados nos EUA.
Vale dizer que a Hyundai não está sozinha nessa empreitada. A Honda também apresenta uma solução de célula a hidrogênio na ACT. Para isso, instalou o sistema em um caminhão da Peterbilt. Além disso, a empresa japonesa anunciou planos para desenvolver essa solução para uso aeroespacial.
A proposta é gerar oxigênio e eletricidade para veículos voltados a missões lunares. Segundo a marca, os primeiros testes devem ocorrer em breve na Estação Espacial Internacional (ISS). Porém, ainda não há informações sobre a previsão de início de aplicação prática do sistema.