A Scania está lançando na edição 2025 da Agrishow uma nova solução para seus caminhões a gás. A partir de agora o P 280 pode receber equipamento de coleta de lixo com sistema lateral. De acordo com a marca, a novidade está em testes em São Paulo. Vale lembrar que a maior feira do agronegócio do Brasil vai até a próxima sexta-feira (2) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Segundo o diretor de desenvolvimento de negócios da Scania Brasil, Marcelo Gallao, a nova opção garante mais eficiência às operações de coleta seletiva. Além disso, como o P 280 tem motor a gás, é ideal para uso em áreas urbanas, uma vez que gera menos emissões. Sobretudo no caso de uso de biometano, que reduz o custo operacional.
- VEJA MAIS:
- Nem a força do agro salva: Scania prevê queda nas vendas na Agrishow 2025
- Scania 500 R 6x2 chega em série especial com 500 unidades
- Mercedes-Benz lança micro-ônibus LO 916R de uso misto
Conforme a Scania, a nova opção traz mecanismo automatizado na lateral, que faz a coleta de cestos de lixo em calçadas, por exemplo. Porém, isso requer que as caixas de coleta sejam compatíveis com o sistema. Após completar o processo, o braço do compactador devolve o cesto ao local onde o pegou. Assim, reduz a necessidade de interferência humana durante o processo.
Novo Scania substitui 4 caminhões tradicionais
De acordo com informações da Scania, um único caminhão com o novo equipamento pode realizar o trabalho de quatro modelos de coleta tradicionais. Dessa forma, o ganho operacional é enorme. Vale dizer o novo dispositivo pesa de 300 kg a 400 kg. No entanto, como o lixo é compactado do lado oposto ao do equipamento convencional, não causa desequilíbrio que comprometa a estabilidade do caminhão.
Conforme a marca, a caixa compactadora lateral foi desenvolvida pela Busa, implementadora com sede em Guará, no interior de São Paulo. A Ecourbis, concessionária responsável pela coleta de resíduos na capital paulista, já iniciou testes com o novo modelo em alguns bairros da cidade.
Opções de caminhões com e sem garis

Além do P 280, a Scania oferece o G 340 também com motor a gás, indicado para operações de coleta de grandes volumes de lixo. Segundo Gallao, essa opção pode ser configurada para receber até três garis, além do motorista.
Atualmente, a Ecourbis utiliza 150 caminhões a gás da Scania para coleta lixo em São Paulo. Por ora, sete veículos com o sistema lateral serão utilizados na fase de teste. Vale lembrar algumas cidades do País já utilizam o sistema lateral de coleta em suas operações. Porém, são caminhões com motor a diesel.