A Cemex, multinacional do setor de cimento, implementar um sistema que bloqueia o uso do celular por caminhoneiros enquanto dirigem. Com isso, a filial da empresa na República Tcheca visa reduzir o risco de acidentes. Segundo a companhia, a meta é zerar sobretudo as colisões traseiras.
- Volvo e Mack podem demitir mil funionários nos EUA
- Volvo FH Aero Electric apresentado a transportadores tem autonomia de 600 km
- Caminhões semipesados: Mercedes-Benz Accelo 1117 estreia no ranking
Para isso, mais de 100 caminhões vão receber a tecnologia. O desenvolvimento do sistema é da empresa israelense SaverOne. A ativação do bloqueio do celular ocorre automaticamente quando o veículo entra em movimento. Assim, limita os recursos do celular a funções essenciais, como chamadas de voz e navegação por meio do GPS.
Portanto, ocorre o bloqueio automático de alguns tipos de aplicativos. É o caso de mensagem de texto e que reproduzem vídeos no celular. Caso o motorista tente abrir algum aplicativo desse tipo, a tela do celular exibirá um alerta informando sobre o veto ao acesso.
Tecnologia não bloqueia telefone celular dos passageiros
A tecnologia inclui a instalação de sensores de movimento no caminhão, por exemplo. Assim, os dispositivos enviam sinais a todos os celulares que estiverem na cabine. Segundo a empresa, um dos destaques é o nível de precisão.
Ou seja, o bloqueio ocorre apenas nos aparelhos que estiverem na área destinada ao motorista. Ou seja, não inclui telefones de quem estiver no banco do passageiro, por exemplo. Conforme a Cemex, caso os testes sejam bem-sucedidos, o sistema será expandido para outras operações ao redor do mundo.