Notícias

Mercedes-Benz quer bater recorde de marcha à ré com caminhão elétrico

Fabricante tentará estabelecer um novo recorde mundial de distância percorrida em marcha à ré com o eActros 600

Redação

30 de abr, 2025 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz. eActros 600, marcha ré
Recorde atual de maior distância percorrida em marcha à ré por um caminhão é de 89 km
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz Trucks planeja uma ação inédita para destacar a importância da eletrificação, da segurança viária e da valorização dos motoristas de caminhão. Em 4 de junho, a fabricante tentará estabelecer um novo recorde mundial de distância percorrida em marcha à ré com seu novo modelo elétrico de longa distância, o eActros 600.

A ação ocorrerá na pista Motorsport Arena Oschersleben, no estado alemão da Saxônia-Anhalt. De acordo com a Mercedes-Benz, o objetivo é superar o recorde atual de 89 quilômetros, estabelecido nos Estados Unidos em 2020 com um caminhão a diesel, percorrendo mais de 100 quilômetros em marcha à ré sem interrupções.

O responsável por pilotar o eActros 600 será Marco Hellgrewe, militar alemão e apaixonado por caminhões. Hellgrewe já deteve um recorde semelhante em 2008, quando percorreu 64 quilômetros de ré com um caminhão a diesel. Agora, ele se prepara para repetir o feito com um veículo totalmente elétrico

Além da tentativa na pista, o plano inclui um trajeto adicional de cerca de 30 quilômetros em vias públicas até Halberstadt, também na Saxônia-Anhalt, onde está localizado o novo Centro Global de Peças da Daimler Truck. Assim, a chegada ao local marcará a conclusão da façanha, que acontecerá com escolta policial.


Durante o evento, a Mercedes-Benz também vai apoiar causas sociais. A fabricante firmou parceria com as associações Blicki e.V. e PROFI – Pro Fahrer-Image e.V., que promovem segurança no trânsito e a valorização da profissão de caminhoneiro. Logotipos das entidades estarão estampados no eActros 600 e no semirreboque utilizado na ação. Além disso, a montadora oferecerá suporte financeiro às iniciativas.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião