A International acaba de apresentar seu novo cavalo-mecânico totalmente elétrico direcionado ao transporte regional. Segundo a marca norte-americana, o modelo é Classe 8, ou seja, um pesado rodoviário. Conforme a fabricante, o International eRH tem autonomia de até 480 km e produção em série vai começar em 2026.
Nesse sentido, o cavalo-mecânico será oferecido nas configurações de tração 4x2 e 6x4. Assim, é feito sobre a plataforma batizada pela empresa de Série RH, com sistema de propulsão a combustão. Porém, essa base traz atualizações para poder receber motores elétricos.
- VEJA MAIS:
- Iveco registra mais de 10 mil ônibus entregues ao Programa Caminho da Escola
- Scania 500 R 6x2 chega em série especial com 500 unidades
- Mercedes-Benz lança micro-ônibus LO 916R de uso misto
De acordo com a fabricante, a cabine tem 2,87 metros de comprimento, o que contribui para melhorar a visibilidade frontal. Além disso, a distância entre os eixos facilita as manobras em espaços reduzidos. Na prática, a marca conseguiu melhorar o raio de giro do modelo.
Segundo a vice-presidente sênior de vendas e operações de Campo da International, Justina Morosin, o
“Nosso foco é oferecer uma jornada tranquila — desde a compra até o suporte contínuo.”
Segurança, conforto e tecnologia
O caminhão incorpora o sistema avançado de assistência ao motorista Bendix Fusion. Assim, contribui para operações mais seguras nas estradas. Já no interior, o design ergonômico da cabine oferece amplo espaço com a disposição dos interruptores bastante intuitiva. Dessa forma, facilita o dia a dia do motorista.
Seja como for, o International eRH estará disponível com baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC), em capacidades que variam de 300 kWh a 500 kWh de energia útil. Segundo a empresa, isso proporciona alta densidade energética em um espaço compacto. Mantendo o peso reduzido e maximizando a carga útil, o que se traduz em maior lucratividade para o cliente.
O caminhão conta ainda com configurações de eAxle (eixo elétrico) tandem e simples, que reduzem a complexidade do sistema e melhoram a eficiência da transmissão elétrica. O resultado é um menor custo operacional total, com entrega de potência constante e desempenho otimizado.
Três níveis de frenagem regenerativa selecionáveis pelo motorista permitem maior controle e eRH chega para complementar a atual linha de veículos elétricos a bateria da empresa. "Além disso, ele reforça nosso compromisso com a inovação”, diz.
Primeiros passos no mercado
De acordo com a International, a Penske vai ser a primeira a receber o novo eRH. Conforme o vice-presidente sênior de compras e planejamento da transportadora, Paul Rosa, isso exigiu investimentos importantes. "Estamos prontos para adotar veículos elétricos a bateria assim que estiverem disponíveis”, afirmou “Estamos entusiasmados por sermos pioneiros na demonstração das capacidades do eRH.”