Mercado

Foton mira vender 150 mil veículos por ano na América Latina e Caribe até 2030

Plano da Foton inclui fábricas no Brasil, Argentina e México para produzir veículos com motor a combustão, elétricos e híbridos

Thiago Vinholes

28 de abr, 2025 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Foton,
Portifólio da Foton inclui desde furgões leves até caminhões pesados
Crédito:Foton/Divulgação

A Foton Motor estabeleceu um plano de expansão para a América Latina e Caribe, com a meta de vender 150 mil veículos por ano na região até 2030. A empresa pretende alcançar esse objetivo por meio da construção de fábricas no Brasil, Argentina e México, com foco em modelos movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos adaptados para os mercados locais.

O fabricante anunciou o plano durante a inauguração de sua nova linha de montagem em Caxias do Sul (RS), em 8 de abril de 2025. Atualmente, a produção da marca no Brasil utiliza componentes importados da China. Porém, a empresa informou que planeja alcançar um nível de nacionalização de peças de até 80% nos veículos produzidos no País até 2030.

Foton, Caxias do Sul
Linha de montagem da Foton Motor em Caxias do Sul (RS) produz cinco modelos de caminhões - Foton/Divulgação

Além disso, a montadora chinesa expandirá sua rede de logística na América Latina e Caribe com a construção de novos centros de distribuição no Chile e no Panamá. A Foton também confirmou que estabelecerá polos de treinamento de pós-vendas em países como o Brasil, México, Colômbia, Equador, Peru e Chile.

De acordo com Fu Jun, Vice-Presidente de Operações Globais da Foton, entre 2021 e 2024, as vendas da empresa na região cresceram 45%, passando de 22 mil para 32 mil unidades. "Já estamos vendendo nossos melhores produtos na América Latina e Caribe. E, com nossos planos de crescimento, a região terá cada vez mais opções da nossa marca, com unidades produzidas localmente”, afirmou.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião