A Windrose Technology apresentou recentemente o E1400, o primeiro caminhão totalmente elétrico com cabine leito projetado para operações de longa distância nos Estados Unidos. De acordo com o fabricante de caminhões elétricos, o modelo tem autonomia de até 676 km.
- VEJA MAIS:
- BYD Dolphin Mini Cargo tem custo por km de apenas R$ 0,09
- VWCO bate recorde de exportação de caminhões semidesmontados
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
O operador de lançamento do E1400 é a JoyRide Logistics, com sede em Phoenix, no Arizona. Inclusive, a empresa é a primeira transportadora dos EUA a operar exclusivamente com caminhões elétricos com cabine leito.
“Este não é um protótipo. É um caminhão elétrico de longo alcance pronto para rodar hoje mesmo”, afirmou Wen Han, fundador e CEO da Windrose.
O caminhão da Windrose conta com baterias com capacidade para 700 kWh, sistema de recarga rápida e mantém o padrão de desempenho da “Classe 8” dos EUA, equivalente a categoria dos caminhões pesados no Brasil. Conforme dados do fabricante, o E1400 tem Peso Bruto Total Combinado (caminhão mais o implemento) de 49 toneladas.

Testes redor do mundo
A Windrose já testou seus caminhões elétricos com operadores na Ásia, Europa, Oceania e América do Norte. Recentemente, um modelo com cabine leito percorreu 4.506 quilômetros pelos EUA usando apenas estações de recarga públicas. Além disso, em outra prova, a empresa rodou 4.828 quilômetros com um caminhão de Hong Kong até a fronteira entre a China e o Cazaquistão.