A Volvo está apresentando a transportadores europeus seu mais novo caminhão elétrico, o FH Aero Electric. Mas por enquanto, o modelo será oferecido apenas a clientes dispostos a assinar uma carta de intenção de compra. O lançamento deve ocorrer até o final de 2025.
Vale lembrar que o novo Volvo FH Aero Electric tem autonomia de até 600 km entre as recargas, com base no sistema de medição europeu. Outra novidade é que o tempo necessário para recarga das baterias foi reduzido para cerca de 40 minutos.
- VEJA MAIS:
- Iveco registra mais de 10 mil ônibus entregues ao Programa Caminho da Escola
- JBS multiplica a frota de caminhões elétricos e evita emissão de 5,2 toneladas de CO2
- Caminhões semipesados: Mercedes-Benz Accelo 1117 estreia no ranking
Segundo o presidente da Volvo Trucks, Roger Alm, trata-se de um “verdadeiro avanço no transporte com zero emissão." Assim, as empresas vão poder atender operações de longa distância com caminhões 100% elétricos. "Sem comprometer a produtividade”, afirma o executivo.
Volvo FH Aero estreia com tração 6x2
Nesse sentido, Alm também destaca a capacidade de carga útil do FH Aero Electric, de 44 a 46 toneladas. Para isso, o modelo estreia com eixo de apoio 6x2. Porém, isso depende da legislação de cada país onde o modelo irá atuar.
Da mesma forma, a tecnologia de eixo elétrico garante espaço para que o caminhão possa receber até oito baterias. Como resultado, a capacidade total chega a 780 kWh. Portanto, o novo Volvo FH Aero Electric é compatível com o MCS (Sistema de Carregamento por Megawatts) e o CCS2, com capacidade de carregamento de até 350 kW.
Seja como for, isso pressupõe que os operadores encontrem estações de carregamento com capacidade para fornecer esse volume de energia elétrica. Ou seja, algo raro mesmo em mercados mais avançados, como o de países europeus.