A Daimler Truck começou a entregar a nova geração de caminhões autônomos à Torc Robotics, sua subsidiária nos Estados Unidos especializada em direção automatizada. Os veículos usam como base o Freightliner Cascadia de quinta geração e incorporam a mais recente plataforma de condução autônoma do grupo alemão.
- VEJA MAIS:
- Por dentro do last mile: a engrenagem invisível do comércio eletrônico
- Volvo CE revela o primeiro caminhão articulado elétrico do mundo
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
Os novos caminhões operam em Nível 4 de automação, com hardwares de segurança redundantes, como direção e frenagem duplicadas. De acordo com a empresa, esse conjunto suporta a operação comercial sem necessidade de intervenção humana entre centros de carga.
A Torc avaliará os novos veículos sem motorista na rota entre Laredo e Dallas, no Texas, uma das mais movimentadas do transporte rodoviário dos Estados Unidos. A empresa também conduz testes com caminhões autônomos nos estados do Novo México e Arizona.
A subsidiária da Daimler escolheu a nova faixa de testes devido ao alto volume de cargas e à conexão com centros logísticos importantes, como San Antonio e Austin. Além disso, a empresa abriu um novo centro de operações na região de Dallas-Fort Worth, que funcionará como base para os testes em estrada e os futuros pilotos com clientes.
Caminhão autônomo segue 1.500 requisitos de segurança
O novo caminhão autônomo da Daimler Truck traz mais de 1.500 requisitos de engenharia voltados à segurança, com redes elétricas duplicadas e diversos sistemas independentes. A Torc instala, durante a produção do veículo, todos os kits de sensores, câmeras e componentes eletrônicos necessários para a direção automatizada. Assim, a empresa do grupo alemão pode integrar seu sistema de direção virtual diretamente na linha de montagem da Freightliner.
Além do pacote voltado à direção autônoma, o novo Cascadia também traz melhorias em aerodinâmica, faróis de LED de dois estágios, um novo sistema de controle de frenagem inteligente e o Detroit Assurance, um conjunto de sistemas de segurança e orientação projetado pela Daimler Trucks North America.
A expectativa é de que a solução autônoma desenvolvida pela Daimler Truck e pela Torc chegue ao mercado norte-americano em 2027. Até lá, a dupla seguirá validando os sistemas em vias públicas.