A Agrale entregou, neste mês, 50 unidades do veículo Marruá AM200 MO Escolar para a Secretaria de Educação de Pernambuco. Essa entrega faz parte do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
- VEJA MAIS:
- Por dentro do last mile: a engrenagem invisível do comércio eletrônico
- Volvo CE revela o primeiro caminhão articulado elétrico do mundo
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
O lote faz parte de um total de 150 veículos adquiridos pelo Estado. As 100 unidades restantes devem ser entregues até novembro de 2025. De acordo com a Agrale, o Marruá AM200 MO Escolar atende à demanda por transporte de alunos em regiões de difícil acesso e comporta até 15 pessoas — motorista, ajudante e 13 estudantes.
Além disso, o Marruá escolar atende aos requisitos técnicos do Ministério da Educação (MEC) para o transporte de alunos em áreas rurais. Assim, o modelo conta com tração 4x4 e itens voltados à acessibilidade e ao conforto, como ar-condicionado e poltrona elevatória.
Transporte escolar em qualquer terreno
O Marruá escolar é uma das versões do utilitário produzido pela Agrale, que finaliza o modelo em sua planta de Caxias do Sul (RS). Vem equipado com motor 3.8 diesel Cummins, de 170 cv e 61,18 mkgf de torque. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades. A tração é sempre 4x4.

De acordo com dados da fabricante, o modelo encara rampas com até 60% de inclinação (aproximadamente 31 graus) e mantém estabilidade em terrenos com 30% de inclinação lateral (em torno de 17 graus). Além disso, oferece 55 graus de ângulo de ataque e 20 graus de ângulo de saída. A suspensão tem amplo curso, com barras longitudinais e transversais, incluindo barra panhard e molas helicoidais, na dianteira e feixe de molas semi-elípticas na traseira.
A Agrale ainda equipa o Marruá AM200 MO Escolar de série com câmera de ré, sensores de estacionamento e iluminação de rodagem diurna (DLR).