Ao comparar os caminhões 6x2, Scania 460 R Super e Volvo FH 460 se destacam no Brasil. Afinal, são modelos de marcas tradicionais vendidos nas opções de tração 4x2 e 6x4. Porém, ambos são mais representativos na configuração trucada.
Esses caminhões possuem motores equivalentes em termos de potência. E oferecem características que atendem às atuais necessidades dos transportadores. Ou seja, menor TCO quando se compara aos caminhões 6x4.
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Essa é a razão que levou os modelos escalarem em vendas. Sobretudo por causa da chegada do semirreboque quarto eixo. Esse implemento é menor que o bitrem. Ou seja, tem quatro eixos, enquanto o bitrem tem sete divididos em duas composições.
Além disso, o quarto eixo tem PBTC de 58,5 t e o bitrem tem 57 t. Este último só pode rodar atrelado ao caminhão com tração 6x4. Portanto, mais caro em relação ao modelo 6x2. Por isso, fez sentido, dependendo da operação, o mercado optar pelo quarto eixo.
A seguir, o Estradão traz mais detalhes e um breve comparativo entre sobre os caminhões Scania 460 R Super e Volvo FH 460. A análise aborda aspectos como desempenho e tecnologia, bem como o desempenho dos dois modelos no mercado.
O mercado dos caminhões 6x2 suecos

Seja como for, começando pelo mercado, os dois representantes suecos estão na lista dos 10 caminhões pesados mais vendidos. Nesse sentido, o Scania está em vantagem.
De janeiro a março, o 460 R Super teve 968 unidades vendidas. E ocupa a terceira colocação. Em seguida vem o Volvo FH 460, na quarta posição com 837 emplacamentos no mesmo período.
Enquanto o Scania parte de R$ 1.171 milhão, o Volvo custa um pouco menos, R$ 968,4 mil. Esses preços foram os praticados neste mês, conforme a tabela Fipe.
Sobre o conforto a bordo

Os dois competidores têm como predicado o conforto da cabine. Conforme os fabricantes, grande parte dos clientes opta pelas versões leito com teto alto. Afinal, nessa configuração o caminhão tem mais valor de revenda.
Todavia, começando pelo Scania Super, a versão mais procurada é com cabine Highline. Sendo entregue de série com um pacote bem recheado. Como suspensão a ar para a versão 6x2.
Além disso, a partir deste mês, todos os caminhões da marca saem de fábrica com o novo painel Smart Dash. Ou seja, com cluster digital e painel multimídia com tela de 10,1”. Mas a fabricante do grifo vai oferecer como opcional o painel com tela de 12,9”.
Ainda de acordo com a engenharia da marca, o caminhão é entregue com geladeira, volante multifuncional e faróis de milha no teto. E no quesito segurança o airbag frontal (por força de lei) e o lateral. Nesse sentido, vale ressaltar que a Scania é a única fabricante a oferecer esse componente. Além disso, está presente o leitor de faixa.
Do mesmo modo, no Volvo FH o cliente prefere a clássica cabine alta Globetrotter. E segundo a engenharia da fabricante sueca, atualmente a maior demanda é pela versão com suspensão a ar e com os pacotes de acabamento Extra Confort (EC) + Aero.

Nesse sentido, um pacote bastante completo e que traz de série faróis de milha, luzes de identificação Três Marias brancas e sensores de chuva e crepuscular. Além disso, há os espelhos retrovisores aquecidos e com ajuste elétrico de ambos os lados, teto solar com saída de emergência, geladeira e climatizador. E o cinto de segurança na cor vermelha agrega um charme a mais ao habitáculo.
Ambos competidores também são entregues com defletores laterais e de teto. E o Volvo FH 460 ainda conta com defletor de chassi e sensor de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus.
Motores equivalentes, mas não iguais
As duas fabricantes exibem um novo propulsor, desde que entrou em vigor as normas do Proconve P8 (Euro 6). Portanto, ambos têm em comum o uso das tecnologias EGR e SCR para garantir o menor nível de emissão.

O Volvo FH traz um motor D13K de 12,8 litros e seis-cilindros em linha, com potência de 460 cv desenvolvidos entre 1.400 e 1.800 rpm. E torque de 235 mkgf de 1.000 a 1.400 rpm.
Esse motor é combinado com a I-Shift, transmissão automatizada que trabalha com a I-See, componente da Volvo que faz a leitura da rodovia cerca de 2,5 km à frente. Com esse recurso o caminhão consegue trafegar utilizando a marcha adequada conforme o piso e a potência do motor. O que auxilia na economia de diesel.
Por sua vez, o motor do Scania DC13, de 12,7 litros e seis-cilindros em linha. E conta com potência de 460 cv a 1.800 rpm e torque de 255 mkgf de 900 rpm a 1.340 rpm. Esse motor trabalha com a caixa G25 com tecnologia automatizada Opticruise de 12 marchas. Trata-se de uma caixa 75 kg mais leve. O que rendeu ao veículo economia de diesel.
Considerações Finais
A escolha entre o Scania 460 R Super e o Volvo FH 460 pode depender não apenas das especificações técnicas. Mas também da preferência pessoal, da relação com a marca e do suporte do pós-venda.
Ambos oferecem conforto, segurança e tecnologia embarcada. Assim, são opções robustas e competitivas no mercado de caminhões pesados.