A divisão de serviços da Scania no Brasil quer crescer 15% em 2025. E manter o ritmo de expansão. Afinal, a marca encerrou 2024 avançando 12%. Neste ano tem como estratégia oferecer soluções para segundo dono dos caminhões da marca. Ou seja, caminhoneiros e pequenos frotistas.
Atualmente a frota circulante de modelos Scania é de 110 mil caminhões no País. Obviamente, considerando modelos 0-km a 10 anos de uso.
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De olho no Scania seminovo
Cerca de 70% desse volume contam com algum tipo de serviço da marca. Todavia, o desafio será captar os 30% restantes. Em outras palavras, geralmente o segundo dono do veículo.
De acordo com o diretor de serviços da Scania no Brasil, Fernando Valiate, o segundo dono do caminhão costuma buscar serviços em oficinas independentes. Portanto, não utiliza serviços de manutenção na rede. Mas como cerca de 90% desses caminhões são conectados, a Scania consegue entender as reais necessidades dos veículos.
“Nosso desafio é chegar a esse profissional. Por essa razão, queremos entender as necessidades e trazer soluções. Entre elas, garantir um caminhão mais disponível e rentável, em que o cliente saiba quanto ele vai pagar”, explica Valiate.

Nesse sentido, a marca do grifo já oferece contratos de serviços mais compactos, a preços mais convidativos, bem como focados no caminhão seminovo.
Com o aumento da taxa de juros para financiamento e do preço dos caminhões, a Scania também entende que a venda de veículos pode ser impactada. Por isso, o cliente vai buscar mais pela manutenção, entre outros serviços. Sendo uma oportunidade de crescimento.
Peças remanufaturadas para clientes mais sensíveis ao preço
Ainda na lista de estratégias, a Scania também quer aumentar participação no mercado de remanufatura. Uma forma também de atrair o cliente, sobretudo aquele mais sensível ao preço.
No ano passado a marca agregou 16 novos itens remanufaturados. E para 2025 estão previstas novas peças direcionadas ao trem de força, como motor, caixa e diferencial. Dessa forma, totalizando mais de 100 itens.
A meta é crescer também com serviço dedicado
Outra meta para crescer em 2025, é estar dentro das operações do cliente. Esse tipo de entrega era mais comum aos veículos fora de estrada e ônibus. O fora de estrada trabalha por hora, e o ônibus tem de estar com manutenção em dia e sempre disponível.
Por essa razão, é muito comum a concessionária ter uma base dentro do cliente. Ou seja, o chamado serviço dedicado.

Todavia, o transportador rodoviário, sobretudo aquele com mais de 20 caminhões na frota, começa a enxergar vantagens em ter um ponto de atendimento da rede dentro da sua garagem. Isso gera mais disponibilidade para o veículo, com peças e profissionais para pronto atendimento.
Seja como for, a Scania estima crescer este ano com pelo menos 30 novos pontos de atendimento. Somando-se aos 107 já existentes.
Estratégia para entender a necessidade do cliente começou em 2019
Dentro do hub de soluções, além da venda de caminhões, a Scania criou a Lots Group há seis anos. Trata-se de uma empresa que oferece soluções tecnológicas e de logística aos clientes.
Isso porque, paralelamente, a Lots Group também funciona como uma transportadora. Por isso, além de prestar soluções inteligentes como caminhões autônomos na Europa, como operadora logística, sente as necessidades do setor. E por meio desse laboratório, consegue oferecer soluções mais assertivas aos demais transportadores.